?Acho que é lógico, racional. Não vejo problema em colocar essa obra no PAC, caso não seja possível a inclusão no projeto original?, foi a resposta do ministro da Integração, Francisco José Coelho, ao pedido do deputado federal Jesus Rodrigues para que a adutora de Campo Alegre de Lourdes, que está sendo construída na Bahia, seja prolongada até o município de Caracol, no Piauí.
O ministro pediu ainda a realização de um levantamento detalhado sobre a situação de abastecimento de água em Caracol para pleitear urgência na execução da obra junto ao Ministério do Planejamento.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e técnicos do órgão também participaram da audiência sobre o assunto, que aconteceu na terça-feira (27), na sede do Ministério, em Brasília. A Codevasf, que é responsável pela construção da Adutora de Campo Alegre de Lourdes, apresentou um estudo demonstrando a viabilidade da extensão do canal, partindo da última localidade beneficiada, Angico dos Dias, até Caracol.
A nota técnica mostra que é possível fazer um prolongamento de 50 km da adutora, a um investimento de R$ 1,3 milhões, para abastecer todo o município, levando água do Rio São Francisco a cerca de quatro mil habitantes, com uma média de 150 litros por pessoa/dia. ?Estamos tratando de uma das regiões mais secas do País e esta é uma grande oportunidade para resolvermos o problema de abastecimento local?, afirmou Jesus Rodrigues.