Marden protesta contra veto de Dilma e recebe apoio de deputados na AL

Marden protesta contra veto de Dilma e recebe apoio de deputados na AL

Avalie a matéria:
Marden Menezes em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa | Caio Bruno

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí na manhã desta segunda, dia 03, para protestar contra a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que define novas regras para a distribuição dos royalties do petróleo beneficiando estados pobres como o Piauí. O parlamentar disse que a presidente perdeu a chance de fazer uma verdadeira e justa distribuição dos recursos arrecadados pelo Governo oriundos da exploração do petróleo no País.

?A decisão da presidente Dilma é política. Ela precisa definir de forma clara como fica o repasse dos recursos. A presidente do Brasil não pode deixar se influenciar pela força política e força da imprensa do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A presidente varreu a sujeira para debaixo do tapete. A nação continua sem definir o que precisa ser definido reforçando um histórico onde os estados mais pobres vão continuar sendo mais pobres e os mais ricos, mais ricos?, disse Marden.

O parlamentar cobrou a execução de reformas políticas, econômicas e justiça social na distribuição dos recursos como forma de promover mais prosperidade no País. ?Essa decisão contraria os estados mais pobres do Brasil. A presidente nega o direito a todos os estados brasileiros de participação da divisão dos royalties do pré-sal. Essa conduta adia a efetivação de direitos e as reformas que são essenciais ao País. Quanto mais o Brasil adiar questões como a reforma tributária, política e a distribuição dos royalties a nação viverá uma insegurança sob a força e o poderio dos estados mais fortes e mais prestigiados historicamente?, afirmou Marden.

Marden fechou seu discurso com um questionamento sobre a posição do Governo Federal caso a camada do pré-sal estivesse dentro da região litorânea do Piauí. ?E se a camada universal, que não pertence ao Rio, estivesse no mar do Piauí? O que a presidente faria? O que os estados do Sul e Sudeste fariam? Essa reflexão serve para nos colocarmos na realidade do País, com certeza os recursos não ficariam no Piauí. Essa conduta da presidente Dilma é reprovável?, finalizou o deputado do PSDB.

O deputado Antônio Uchoa (PDT) disse em aparte que se sente decepcionado com a presidente Dilma pela posição que ela tomou, e também com o Congresso Nacional, que não realiza as reformas que o País necessita. São prerrogativas que o Congresso adquiriu, mas que não as utiliza em favor do desenvolvimento do País. Também em aparte, o deputado Cícero Magalhães (PT) se solidarizou com Marden e disse que a presidente Dilma perdeu a oportunidade de diminuir o fosso existente entre o Sul e os estados do Nordeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES