A presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargadora Eulália Maria Ribeiro Pinheiro, recebeu ontem da Associação dos Magistrados Piauiense (AMAPI), requerimento solicitando a mudança do Regimento Interno da Corte, que tem como objetivo permitir que os juízes de 1º Grau participem do processo de escolha de presidentes e vice-presidente.
O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, João Ricardo dos Santos Costa, o presidente da AMATRA, Carlos Vagner e magistrados do Poder Judiciário Estadual estiveram presentes na reunião ajudando a reforçar a iniciativa ?Diretas Já nos Tribunais?, campanha coordenada pela Associação dos Magistrados Brasileiros. De acordo com a AMAPI, todas as associações de magistrados do país irão protocolar, conjuntamente, requerimento junto aos seus respectivos Tribunais.
Para o presidente da AMAPI, os juízes de 1º grau estão aptos a escolher seus dirigentes: ?Estamos em busca de exercer o mais elementar dos direitos: o direito ao voto na escolha dos dirigentes do Poder que integramos?, diz Leonardo Trigueiro.
A desembargadora Eulália Pinheiro agradeceu a presença e falou da importância de se questionar o direito e de integrar a democracia em todos os poderes, pois este é caminho mais rápido para o progresso.