Lei garante a pais autistas redução na jornada

Lei garante a pais autistas redução na jornada

Avalie a matéria:

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão de ontem a Política Estadual do Espectro do Autismo, uma proposta da deputada estadual Rejane Dias (PT) que garante direitos especiais para as pessoas com autismo e seus familiares.

Entre eles, a redução em 50% na jornada de trabalho de pais ou responsáveis por autistas.

"A pessoa com autismo precisa de atenção especial e permanente, principalmente nos primeiros anos de vida. Esta é uma proposta federal que estamos antecipando aqui no Estado", explicou a parlamentar. Além da redução no horário de trabalho, as pessoas com autismo terão prioridade nos exames para o diagnóstico da doença, para o atendimento educacional e para o tratamento em saúde.

"O diagnóstico conclusivo do autismo pode demorar e, por isto, é necessária a prioridade. Da mesma forma é importante o tratamento adequado ao paciente e o apoio psicossocial para sua família. Agora temos esta garantia em lei", comemorou a deputada.

O projeto deveria ser aprovado desde o início do ano passado, mas foi vetado na Comissão de Constituição e Justiça.

Parlamentares, como a deputada Margareth Coelho entendiam que a proposta criava despesas ao governo. O projeto foi então aprovado como indicativo de lei, que passa a autoria para o Estado, sendo aprovado definitivamente na sessão de ontem.. Agora, o texto segue para a sanção do governador Wilson Martins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES