Justiça Eleitoral cassa prefeito e determina posse da 2ª colocada

Justiça Eleitoral cassa prefeito e determina posse da 2ª colocada

A juíza eleitoral Elfrida Costa Belleza Silva, da comarca de União, cassou o mandato do prefeito de Lagoa Alegre ? 90 km de Teresina ? Messias Moreira (PTB) e do seu vice-prefeito Edilázaro da Cunha Freitas. Essa é a quinta cassação de prefeito no Piauí apenas em 2013. Messias é acusado em ação impetrada pelo ex-prefeito Neudenor Vaz de abuso do poder econômico e compra de votos nas eleições de 2012. A decisão cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

No dia da eleição, eleitores foram flagrados circulando pela cidade com camisas nas cores da coligação do prefeito Messias Moreira. A oposição acusou o prefeito de ter distribuído os kits de campanha com boné, camisa e viseira. Os kits ?eram entregues aos eleitores pelo primeiro representado (Messias Moreira), juntamente com toda sua equipe de campanha, notadamente sua esposa, irmã, filho, sobrinha e outros?, diz a denúncia acatada pela juíza Elfrida Belleza. A sentença com a cassação dos mandatos de Messias Moreira e de Edilázaro Freitas foi publicada ontem no Mural do Fórum de Justiça da Cidade de União. A juíza Elfrida Belleza, além de cassar os mandatos de Messias Moreira e de Eidilázaro Freitas, ainda deixou os dois inelegíveis por oito anos.

A juíza determinou ainda que a segunda colocada, ex-prefeita Gesimar Neves Borges, que perdeu a reeleição para Messias Moreira, assuma o cargo, já que Messias obteve apenas 44,54% dos votos, menos do que o necessário ? 50% ? para a realização de nova eleição em Lagoa Alegre.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES