O senador João Vicente Claudino se reuniu com o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e afirmou que os petebistas do estado se manterão na base aliada do governo e apoiarão a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. A decisão afasta o senador de uma coligação com Sílvio Mendes, tendo em vista que o prefeito deverá assumir a coordenação do palanque do pré-candidato José Serra no Piauí. Roberto Jefferson ouviu atentamente as posições e acatou a decisão do senador do Piauí.
O deputado estadual Hélio Isaias confirma que essa definição reforça a permanência do partido na base aliada do governo Wellington Dias. Segundo ele, posições como as de Elizeu Aguiar e Nazareno Fonteles são isoladas e não representam os entendimentos de PTB e PT. ?Não temos motivos para sair da base aliada, lugar onde estamos desde 2002. Não temos motivos. Cada um tem a sua posição, mas o consenso é que prevalece no resultado final?, afirmou Hélio Isaias. Ele afirma que a direção nacional teve reunião com várias lideranças regionais onde ficou decidido que as alianças seriam resolvidas levando em consideração a conjuntura estadual, o que resultou no apoio do partido a candidatura de Dilma Rousseff.
O vereador Edson Melo afirmou que João Vicente Claudino terá que recuar da postura de apoiar Dilma Rousseff no caso de uma composição com o prefeito Sílvio Mendes. Ele segue confiante na composição com o senador, tendo em vista o iminente rompimento da base aliada do governador Wellington Dias. ?João Vicente não será o candidato da base, e não será independente, então por isso que é mais viável ele apoiar Sílvio Mendes. Agora, com relação a essa postura de apoiar Dilma ele vai precisar voltar atrás?, diz Edson Melo.