A defesa do Partido dos Trabalhadores foi o tema do discurso que o deputado federal Jesus Rodrigues fez ontem na Câmara dos Deputados. ?Tivemos a maior votação do país entre todos os partidos. O PT teve uma votação de 17,3 milhões de eleitores, demonstrando claramente a sua capilaridade em cidades de todos os tamanhos. Tivemos um crescimento de 4%, o que é positivo para aquele que já se considera o maior partido, principalmente em função dos ataques que temos sofrido?, destacou.
O parlamentar responsabilizou alguns setores da imprensa pelos ?ataques? que o PT vem sofrendo. ?Enquanto alguns setores da imprensa nos atacam, o povo em geral consegue compreender a diferença de um projeto que está sendo implantado em nosso país. É importante que se consiga compreender que, embora seja um partido que tem sido sistematicamente atacado, sistematicamente agredido e denegrido, com certeza, as pessoas estão tendo a compreensão de que o modo petista de governar no Brasil tem sido vitorioso?, frisou.
Ao contrário da maioria dos petistas, que evitam o termo ?mensalão?, Jesus Rodrigues falou sobre o processo e deu sua sentença: ?Compreendi que, num partido como o PT, poderiam ocorrer fatos que pudessem trabalhar contra o que o partido pregou por toda a sua vida, mas de maneira isolada, não de maneira institucionalizada. A gestão financeira do PT foi excessivamente centralizada e a maneira pela qual o PT buscou recursos para financiar sua campanha foi, na minha compreensão, decisão isolada de uma ou duas pessoas. Precisamos eleger presidentes e tesoureiros que possam agir com mais transparência. E, infelizmente, quem cometeu equívocos que pague por eles?, asseverou.
Ao tempo em que qualificou os atos que são alvo do processo como ações isoladas, o petista enalteceu o papel do PT na administração do país. ?Eu sei que o Partido dos Trabalhadores é, na verdade, a maior criação política que nós temos, o maior instrumento de luta dos trabalhadores, o maior instrumento de luta das pessoas que estão na extrema pobreza. Entendemos que as 40 milhões de pessoas que saíram da situação de pobreza e que hoje compõem a classe média têm também, no Partido dos Trabalhadores, o seu instrumento de manutenção de progresso, de classe média, com um nível de qualidade de vida melhor também. Aceito todos os ataques que o Partido dos Trabalhadores vem sofrendo ao longo do tempo por setores da imprensa e da sociedade. Mas, de certa forma, o resultado dessa eleição vem reforçar que a população compreende o papel importante que o Partido dos Trabalhadores tem desenvolvido na nossa sociedade?, pontuou.