A Câmara Municipal de Teresina sediou ontem reunião da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride) com a presença de prefeitos, secretários municipais e vereadores da região. O transporte público, mobilidade urbana e saúde foram os principais temas levantados.
O secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, comentou que a Ride deverá ter R$ 136 milhões para investir ns obras prioritárias.
?A próxima discussão será sobre Saúde, na cidade de Demerval Lobão.
Vamos estudar formas de integração das 15 secretarias municipais e a Secretaria Estadual de Saúde. Vamos conhecer o que a Sesapi tem de propostas. Em agosto vamos discutir transporte. A Ride tem R$ 130 milhões de verba do Ministério da Integração Nacional para o próximo ano?, disse Bonfim.
A Prefeitura Municipal de Timon, representada pelo secretário de Relações Institucionais, Saney Sampaio, participou da audiência pública. Saney Sampaio disse que Timon compartilha de problemas comuns a todos os municípios que compõem a Ride, e é preciso encontrar a união necessária para vencer os desafios.
?Precisamos intensificar nossos esforços. Em Timon já elegemos uma de nossas prioridades com a Ride, que é a construção de uma quarta ponte sobre o rio Parnaíba para melhorar o acesso a nossa cidade?, ressaltou o secretário.
A audiência pública foi proposta pelo vereador da capital Gilberto Paixão (PT), que acredita que a solenidade é uma oportunidade de dar visibilidade às ações administrativas planejadas pelos municípios que integram a região.
?Estamos trazendo esta discussão para o parlamento, para que possamos contribuir com a evolução das ações da Ride?, disse .
Os municípios que compõem a Ride são: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D?Arco, União, Teresina e Timon.