O governador Wellington Dias fez a entrega da Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença, no último sábado, dia 24, em Oeiras, a 49 personalidades e instituições que se tornaram dignas de gratidão e reconhecimento por boas práticas e prestação de serviços relevantes à sociedade piauiense. A solenidade, realizada no Cine Teatro de Oeiras, marcou as comemorações dos 192 anos de adesão do Piauí à Independência.
Na solenidade, Wellington enfatizou a importância de anualmente lembrar a data e ressaltou que existe diferença entre a história que aprendemos na sala de aula e o que realmente aconteceu, pois não foi apenas Dom Pedro às margens do Ipiranga que declarou a Independência, houve também pessoas que lutaram não só com ideias, mas com armas e que derramaram sangue por isso.
“Tenho a convicção de que um povo que não tem orgulho do seu passado nunca terá firmeza de lidar com o presente e o futuro. Sem esses heróis, não seríamos essa pátria independente ou teríamos atrasado esse processo, por isso a participação do Piauí foi tão importante. É sempre um orgulho voltar aqui para homenagear os heróis do passado e também os heróis do presente que muito têm feito pelo nosso Estado e pela nossa gente nas diversas áreas”, declara.
A data 24 de janeiro marca os 192 anos da adesão do município, primeira capital do Piauí, ao movimento pela Independência que culminou na Batalha do Jenipapo, uma importante parte da história do Brasil, que mostra os ideais de liberdade e luta dos piauienses.
A proclamação da Independência do Brasil aconteceu em setembro de 1822. Porém, na então província do Piauí, os produtores de gado e a burguesia comercial ainda estavam ligados a Portugal. Enquanto Parnaíba (Norte) se declarava livre, o Sul do Estado permaneceu sob domínio dos colonizadores. A total adesão à independência aconteceu em janeiro de 1823.
O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, falou do orgulho de reviver esse momento histórico. “Para os oeirenses e para todos os piauienses é um momento de exaltar o feito de Visconde da Parnaíba e também de homenagear pessoas das mais diversas áreas que buscam o fortalecimento e crescimento do estado”, disse. Foram homenageadas com a entrega de insígnias e diplomas e receberam os graus de Cavaleiro, Oficial e Comendador: artistas, educadores, jornalistas, trabalhadores rurais, empresários, médicos, advogados e pessoas reconhecidas pela cultura popular.
Governador inaugura UBAS em Campo Largo
Será inaugurada hoje a Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), no município de Campo Largo. A obra será entregue à população pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde.
A unidade tem capacidade para a realização de consultas, exames, além de atendimento odontológico e sala de estabilização para observação de pacientes. Ao todo, foram investidos R$ 385 mil aplicados na obra física e na aquisição de equipamentos.
A unidade terá quatro consultórios médicos e um odontológico e ainda realização de ultrassom, Raios-X, eletrocardiograma e coleta de material para exames de rotinas.
A UBAS será a unidade de saúde referência naquele município, que tem uma população estimada em pouco mais de 7 mil habitantes. A inauguração da UBAS integra o calendário de aniversário de 19 anos de emancipação política de Campo Largo do Piauí.
Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook