O governador Wilson Martins esteve reunido com o diretor geral do Departamento Nacional de In- fraestrutura de Transportes (DNIT), general Jorge Fraxe, em Brasília, para pedir prioridade na liberação das obras de duplicação das BRs 316 e 343. Cada uma com 8,2 quilômetros e 9 quilômetros de extensão, respectivamente, em Teresina. Juntas, as duas intervenções representam um investimento de R$ 100 milhões oriundos do Tesouro Estadual.
?Estamos com o projeto pronto, temos recursos assegurados para a execução da obra, licença ambiental, além de preencher todos os requisitos básicos exigidos pelo DNIT. Nos falta apenas que o órgão nos autorize a começar a obra para que ela seja entregue o mais rápido possível à população?, ressalta o governador.
Para o general, a liberação da obra não deve mais ser retardada, visto que o projeto foi executado pelo próprio DNIT. ?Nossa preocupação é apenas com as normas técnicas do projeto, garantindo segurança para seus usuários e a sociedade como um todo. Se a obra está dentro desses parâmetros, então o restante fica por conta do Governo Estadual?, explica Fraxe ao comprometer-se em resolver a questão o mais rápido possível.
As duas BRs são conhecidas por apresentar grandes congestionamentos, sobretudo nos horários de pico e em época de festas e feriados prolongados quando aumenta o número de pessoas se deslocando para outras cidades. Segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Severo Filho, a orientação do governador Wilson Martins é para que as obras sejam executadas com a maior agilidade possível, com o mínimo de transtornos para a população. ?Ao todo serão duplicados 18 quilômetros?, enumera.