O prefeito Firmino Filho (PSDB) lançou ontem no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) o programa "Viver + Teresina", além três outros projetos que estão sendo desenvolvidos pela Semdec. O lançamento reuniu representantes da cadeia produtiva do turismo da capital, além de secretários municipais e o prefeito Firmino Filho.
Firmino ressaltou a importância dos programas e destacou a necessidade da criação de estratégias para o fortalecimento do turismo na capital, através da articulação com a sociedade e com o empresariado.
"Teresina é uma cidade privilegiada pela sua localização geográfica e pelo seu povo acolhedor e hospitaleiro. Nossa intenção é aproveitar nossas potencialidades e criar boas oportunidades de investimentos no setor do turismo. Precisamos mostrar nossa cara para o resto do Brasil e para o mundo", afirmou.
O primeiro projeto, apresentado pelo secretário da Semdec, Fábio Nery, foi o "Teresina + Surpresas", composto de peças promocionais com o objetivo de valorizar o novo conceito turístico de Teresina, como uma cidade de negócios, compras, saúde e eventos.
Fábio apresentou um vídeo promocional de oito minutos onde são destacados os pontos turísticos da cidade, o setor hoteleiro, bares e restaurantes e comércio, além de um Guia Turístico de Teresina e uma coleção com 10 cartões postais.
O segundo projeto apresentado foi o "Teresina + Pesquisas", apresentado pelo coordenador especial de turismo da Semdec, Enéas Barros, que mostrou o resultado de quatro Pesquisas de Demanda Turística realizada em Teresina através de um convênio de cooperação técnica com a Fundação Cepro, sendo que duas foram realizadas no período de alta estação (nos meses de janeiro e julho) e mais duas em meses de baixa estação (maio e novembro).
Ao todo foram ouvidas 877 pessoas, que aprovaram com um índice de 60% o turismo da capital piauiense, destacando com 85% a hospitalidade do povo teresinense.
O terceiro projeto apresentado foi o "Teresina + Negócios", que tem como objetivo promover descontos e benefícios aos visitantes, através de uma rede de conveniados, que podem ser lojas, cinemas, hotéis, prestadores de serviços, empresas de saúde e cooperativas de táxi, entre outros, todos conveniados voluntariamente. As empresas participantes receberão sinalização indicativa do programa.