O Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) elegeu, por aclamação, na manhã desta segunda, dia 02, a primeira mulher para a Presidência em 121 anos de história da Corte. A desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro será empossada presidente, no dia 1o- de junho, para o biênio 2012/2014; o desembargador Fernando Carvalho Mendes foi eleito vice-presidente e o desembarbador Francisco Antônio Paes Landim Filho será o novo Corregedor.
Eulália Ribeiro afirmou que quer ser tratada como Presidente, e não Presidenta, por querer direitos iguais e não a provação de uma superioridade das mulheres sobre os homens no País. Ela pediu apoio dos demais desembargadores para conseguir êxito na difícil missão de gerir o Judiciário. ?Esse é um momento ímpar e de preoucupação por ter que substituir o presidente Edvaldo Moura que sabe representar o Tribunal de Justiça de forma que todos o respeitam e admiram. Eu quero contiuar os projetos por acreditar que a administração é impessoal e o compromisso é com o dinheiro público. A gente aprende a julgar, mas não tem curso para gerir. No entanto, vou fazer o melhor que puder. Quero ser Presidente. Nós só queremos direitos iguais ao dos homens e não provar que somos melhores?, disse Eulália.
O ainda presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, destacou que a sua gestão se notabiliza pelo aumento no número de processos julgados no Piauí. Ele ressalta que em 2008 foram julgados 11 mil processos nos juizados especiais e em 2011 e número subiu para 41 mil. ?Isso é impressionante. Nós conseguimos elevar e muito o número de ações julgadas nas esferas cível e judicial. Nós realizamos mutirões sem a supervisão do Conselho Nacional de Justiça, uma solução caseira que trouxe excelentes resultados. Na semana passada a Justiça Itinerante julgou 478 processos em três dias no bairro Mocambinho?, disse Eufrásio.
Pelo critério de antiguidade, os desembargadores Raimundo Eufrásio e Joaquim Santana poderiam disputar a eleição para o tríplice comando do TJ-PI. No entanto, os dois retiraram suas candidaturas em nome de um consenso que resultou na aclamação dos eleitos. A presidente eleita foi cumprimentada por todos os desembargadores presentes no Pleno. A ausência registrada foi a do desembargador Haroldo Rehem que no mesmo horário presidia sessão no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).