Empresários espanhóis estão interessados no Piauí para investimentir na produção de energias renováveis. O interesse dos ibéricos ficou explícito em dois encontros do governador Wilson Martins, em Madrid, com investidores dos setores de energia eólica e energia solar. Nos dois campos, a Espanha tem destaque mundial. Na geração de energia eólica, os espanhóis são o 3º principal produtor do mundo, enquanto na área solar ocupam a quarta posição.
Essas energias renováveis são fundamentais para o desenvolvimento do país, já que recursos como a energia hidroelétrica são limitados.
O governador se encontrou com empresários na sede da embaixada brasileira, com o apoio do embaixador Paulo Campos, e o suporte de Igor Sobral, diplomata piauiense há três anos na representação diplomática em Madrid. No encontro mais movimentado, Wilson esteve com integrantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, incluindo o presidente da entidade, José Gasset Loring.
Os empresários ressaltaram a experiência da Espanha na área de geração de energia, nos dois casos se situando entre os cinco países líderes. Para Gasset, a Espanha, que já tem investimentos neste setor no Brasil, pode contribuir muito com as intenções de Wilson Martins. O governador lembrou que o Brasil abre novas perspectivas para as novas matrizes energéticas e que o Piauí apresenta grande potencial tanto para a produção de energia eólica ou solar.