O plenário da Assembleia Legislativa do Piuaí aprovou hoje requerimento apresentado pela deputada estadual Liziê Coelho que solicita a realização de uma reunião, na próxima segunda, dia 23, durante o grande expediente, com toda a bancada federal piauiense para tratar de medidas emergenciais de médio e longo prazo de combate a seca no Estado. A realização do encontro é resultado de uma audiência pública realizada ontem quando discutiu-se mudanças no método de repasse do Seguro Safra.
O objetivo do encontro não é apenas discutir a aplicação de medidas emergências como a distribuição de cestas básicas e a circulação de carros pipas, mas buscar ações definitivas que irão amenizar os danos humanos e materiais causados pela seca. ?Nós sabemos que a estiagem sempre irá existir no semiárido piauiense, mas temos consciência que é possível desenvolver ações para que o sofrimento do homem do campo seja amenizado, garantindo o acesso à água mesmo em período crítico?, disse Liziê.
A presença dos parlamentares federais é tida como essencial para sensibilizar o Governo Federal sobre os problemas causados pela seca no Piauí. A situação no interior do Estado tem se agravado e os agricultores estão vendendo suas criações para que os animais não morram de fome. ?Eles estão se desfazendo dos animais a um preço irrisório. Os prejuízos humanos e materiais são imensos e só poderemos medi-los de melhor forma lá na frente. A hora de agirmos é agora, porque essas famílias não podem esperar mais tempo?, finalizou Liziê.