O secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, afirmou que a assinatura do contrato com o Banco Mundial para a operação de crédito DPL (Empréstimo para Política de Desenvolvimento) no valor de US$ 350 milhões, representa uma vitória do Governador Wilson Martins e da equipe estadual já que a operação foi finalizada em tempo recorde, e em bases extremamente favoráveis ao Tesouro Estadual.
O secretário, que acompanhou o governador Wilson Martins a Brasília nesta terça-feira (15) para a assinatura do contrato, explica que os recursos advindos da operação permitirão quitar a dívida intralimite do Estado renegociada em 1998, com vencimento em dezembro deste ano e que consome o valor significativo de, em média, R$ 35 milhões por mês dos Governo. ?Nos livraremos de uma divida antiga e pesada, que sangra os cofres do Tesouro Estadual todos os meses?, afirma.
Segundo Sérgio Miranda, além do pagamento da divida, com o empréstimo o Governo terá ampliada a sua capacidade de investimento. ?Teremos condições de executar um programa de obras e ações estratégicas para o crescimento do Estado, com destaque para educação, desenvolvimento rural, melhoria da eficiência da gestão publica, além de melhoria da infraestrutura rodoviária e de mobilidade urbana?, disse o secretário, informando que agora, após a assinatura, devem ser aguardados cerca de 10 dias para o recebimento dos recursos.
A assinatura do contrato aconteceu na sede do Banco Mundial, em Brasília e contou com a presença do vice-diretor do Banco, Boris Utria e da procuradora da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Sônia Portela.