A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou durante a sessão ordinária desta terça, dia 04, em primeira e segunda votações, empréstimo no valor de R$ 624 milhões a ser contraído pelo Governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) relativo ao programa Proinveste. Os recursos serão aplicados em obras de mobilidade urbana em Teresina, Picos, Oeiras e outras cidades do Estado incluindo a construção do novo Centro de Convenções de Teresina, a expansão do Ronda Cidadão, implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e no projeto de inclusão digital Piauí Digital.
A proposta também prevê a duplicação das rodovias federais que ligam Teresina a Piripiri e a Estaca Zero, BR-316 e BR-343, além de vários trechos das avenidas Frei Serafim, João XXIII, e a construção de uma nova ponte. Os recursos também serão aplicados na construção de viadutos e elevados com as Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Kennedy.
O secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, justificou aos deputados em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que o empréstimo junto ao Bndes terá juros de 1,1% ao ano, e a contrapartida do Governo do Estado. Trata-se de um empréstimo para todos os Estados e o Distrito Federal. O deputado Hélio Isaías (PTB) foi o relator do projeto.
Os deputados Luciano Nunes (PSDB) e Mauro Tapety (PMDB) votaram favorável, mas, fizeram críticas ao fato do Piauí fazer empréstimo para conseguir investir em obras públicas federais. Essas obras serão iniciadas a partir de janeiro do próximo ano. O deputado Evaldo Gomes (PTC) votou favorável, mas, também com restrições a proposta da obtenção dos recursos federais.