88,6% dos piauienses estão satisfeitos com atuação do TCE

Segundo pesquisa de opinião realizada pelo Centro de Treinamento Humano Ltda, 88,60% dos entrevistados se declararam satisfeitos com a atuação do TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) é uma instituição acreditada e que cumpre sua missão de Controle Externo, através de medidas eficientes e que surtem efeitos positivos para a boa aplicação dos recursos públicos. Esta é a imagem do órgão junto jurisdicionado estadual, municipal e sociedade civil.

Segundo pesquisa de opinião realizada pelo Centro de Treinamento Humano Ltda, 88,60% dos entrevistados se declararam satisfeitos com a atuação do TCE. Um grau de satisfação que acontece, sobretudo, pela “fiscalização, metodologia, acesso, imparcialidade e eficiência” da Corte de Contas.

Durante a pesquisa, 621 pessoas responderam a 21 questões elaboradas com o objetivo de avaliar a imagem do TCE junto aos órgãos públicos e ao cidadão. A pesquisa foi feita no período de 25 de agosto a quatro de novembro e tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5,59% para mais ou para menos.

Dentre os entrevistados, 60,59% dos entrevistados disseram já terem solicitado informações ao Tribunal e 87% afirmaram que a resposta à solicitação foi esclarecedora.

Além disso, 76,84% desse grupo de pessoas destacam a facilidade de acesso às informações num tempo considerável satisfatório por 74,21% dos entrevistados.

Na obtenção dessas informações, os entrevistados também destacam a qualidade do atendimento que receberam dos servidores, reconhecido por 85,67% do público.

Se o jurisdicionado reconhece a eficiência do TCE no atendimento aos seus pleitos, é igualmente safisfatória a repercussão das ações do Tribunal junto à sociedade civil. 84,36% dizem que o trabalho feito pela Corte de Contas produz resultados para a sociedade na identificação de fraudes, desfalques ou desvios de recursos públicos.

As ações fiscalizatórias são aprovadas por 87,95% das pessoas que responderam aos questionários. Esse é o percentual dos que acreditam que elas são capazes de detectar irregularidades.

Para 80,45% a aplicação de multas ajuda a inibir a prática de atos de corrupção; 86,97% defendem a imputação de débito (devolução de recursos públicos) como penalidade que combate atos irregulares. Quando questionados se o TCE está cumprindo o seu objetivo de controle dos gastos públicos, 82,74% responderam afirmativamente.

Os entrevistados que disseram acompanhar o trabalho de fiscalização do TCE no Piauí deixam sugestões para aprimoramento das ações de fiscalização. A mais recorrente é a utilização de meios eletrônicos.

86,32% dos servidores reconhecem TCE como um bom lugar para trabalhar no PI

Uma pesquisa feita com o público interno revelou que também os servidores têm uma imagem muito positiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e reconhecem um aprimoramento das ações de controle social, das relações de trabalho e de capacitação na atual gestão.

Ao todo, foram ouvidos 314 servidores. Desses, 86,32% recomendam o TCE como uma instituição muito boa para trabalhar. Os servidores também demonstram satisfação pessoal e demonstram estarem contentes com o trabalho que realiza (84,39%) e sentem orgulho da Instituição que trabalham ( 84,71%).

Para a maioria dos entrevistados, a imagem do Tribunal de Contas perante a sociedade melhorou em relação a gestões anteriores. É a opinião de 61,11% dos servidores. Assim como também melhorou o ambiente de trabalho, segundo 69,74% dos entrevistados.

Na pesquisa, realizada de agosto a novembro, a maioria dos servidores aprova a forma como é feita a divulgação da atuação do TCE perante a sociedade: 82% responderam afirmativamente à essa questão e 86,95% avaliam como positiva a imagem institucional do Tribunal.

Em relação ao papel do TCE e ao cumprimento de sua missão, 88,22% dos servidores afirmaram que o Tribunal cumpre seu objetivo como órgão fiscalizador e 80,90% disseram que a atuação da Corte de Contas estimula o controle externo. Percentuais elevados de reconhecimento à atuação do Tribunal reforçam o compromisso do TCE junto ao cidadão.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES