Alimento que você tem em casa reduz risco de câncer de intestino

Manter uma dieta balanceada, com uma variedade de alimentos, é crucial para a saúde geral

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa de um homem com problemas no intestino | Reprodução/Internet

Manter uma dieta balanceada, com uma variedade de alimentos, é crucial para a saúde geral, já que nenhum deles consegue, de forma isolada, fornecer todos os nutrientes necessários. No entanto, alguns alimentos oferecem benefícios extras, sendo chamados de "superalimentos", esse é o caso do alho.

Este ingrediente, bastante comum na culinária brasileira, tem sido associado à redução do risco de várias doenças, incluindo o câncer. Um estudo recente, publicado no European Journal Of Medication, investigou a relação entre o consumo regular de alho e a prevenção do câncer de intestino.

Alho na prevenção do câncer de intestino

O alho tem sido conhecido há muito tempo por sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças comuns, como gripes e resfriados. Esse benefício é atribuído principalmente à presença do composto alicina, que tem a capacidade de neutralizar os radicais livres e inibir a propagação de bactérias.

Contudo, os pesquisadores responsáveis pelo estudo decidiram investigar outros potenciais benefícios do consumo de alho. Para isso, eles analisaram 300 pacientes de dois hospitais em Milão, na Itália, todos submetidos a uma colonoscopia como parte de um programa de rastreamento de câncer de intestino.

Resultados da pesquisa

Do grupo estudado, um terço dos pacientes foi diagnosticado com câncer de intestino, outro terço apresentava um adenoma intestinal (um tipo de tumor benigno) e o terço restante estava saudável. Todos os participantes completaram um questionário sobre estilo de vida e hábitos alimentares, com foco especial no consumo de alho.

Os resultados indicam que uma ingestão elevada de alho pode desempenhar um papel significativo na prevenção do câncer de intestino, sendo mais pronunciado em indivíduos com menos de 70 anos.

Sintomas do câncer de intestino

- dores de estômago ou gases frequentes;

- alterações nos hábitos intestinais;

- sangue nas fezes;

- sensação de fraqueza;

- baixo nível de ferro.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES