Os alunos da Escola Municipal Mariano Borges Leal, localizada no povoado Riachão, a 20 km de Itainópolis, participaram no último dia 28 de agosto da fase escolar da IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.
Em preparação para a conferência, os alunos fizeram passeios dentro e fora da escola para conhecer as potencialidades e os problemas ambientais na localidade.
Voltando para as salas de aula, discutiram entre si sobre as observações feitas nesses passeios. As turmas estavam divididas em 4 temas que norteariam a Conferência. A saber: Terra, Água, Fogo e Ar. Cada turma, portanto, montou um projeto de acordo com os problemas ambientais levantados. Os projetos foram:
AR ? Climatização da Escola Por Meios Sustentáveis, que consistia na instalação de um sistema de irrigação no telhado da escola para minimizar os efeitos do calor.
FOGO ? Proteger o Meio Ambiente do Lixo Eletrônico como Pilhas, Baterias e Lâmpadas Fluorescentes, que consistia na conscientização da população dos perigos para a saúde e para o meio ambiente de se jogar esse tipo de lixo junto com o lixo comum, coleta desse lixo para depois dar o devido descarte.
ÁGUA ? Consumo Consciente, Utilização Adequada e Sustentável da Água, que destacou a importância de utilizar a água de maneira adequada e consciente.
TERRA ? Melhorar o Ambiente Dentro e Fora da Escola para Termos Uma Escola Sustentável, que destacou a importância de manter a escola livre do lixo, além, ampliar a horta da escola.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.