Entretenimento


Atualizado em

Projeto "Eu, Oca" no Sesc de Teresina visa valorizar a cultura indígena

A ideia é oferecer à população o conhecimento, apreciação e troca de saberes com artistas originários e pesquisadores.

Acontece, de 20 a 26 de maio, o evento "Eu, Oca" para valorizar a cultura indígena. O evento ocorre no Complexo Cultural do SESC em Teresina e conta com presenças como Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Márcia Kambeba e Alexandra Krenak, além de artistas e grupos locais. A ideia é oferecer à população o conhecimento, apreciação e troca de saberes com artistas originários e pesquisadores.

Em entrevista para a Rede Meio Norte, a escritora e atriz Márcia Kambeba, contou sobre a importância de incentivar as culturas originárias. "É muito significativo, cada vez que a gente tem um convite para um espaço como esse simboliza essa abertura para as multivozes, as vozes indígenas, possam ecoar e chegar a mais pessoas", relatou.

Projeto "Eu, Oca" no Sesc de Teresina visa valorizar a cultura indígena (Foto: Reprodução)

"É maravilhoso a recepção do SESC em todo o Brasil e uma alegria trabalhar com as crianças, tanto contas histórias como ouvir as histórias deles. Afinal a infância em nós perdura a vida inteira", disse a contadora de histórias.

"A cultura indígena é parte da formação nacional. O projeto "Eu Oca" é um projeto do Sesc para discutir a cultura dos povos originários, democratizando espaços com uma série de atividades com essa temática”, reforça a coordenadora Regional de Cultura do Sesc, Hildegarda Sampaio.

Confira a programação completa:

20/05 - 20h15 - Debate sobre o filme “Chuva é cantoria na Aldeia dos Mortos” com Ailton Krenak – Teatro do Centro Cultural
21/05 - 10h20 - Debate sobre o filme “Ex-Pajé” com Ailton Krenak – Teatro do Centro Cultural
21/05 – 9h e 11h - Contação de história e musicalização indígena com Márcia Kambeba
25/05 – 9h – Oficina de arte, grafismos e cosmologia indígena com Alexandra Krenak