Erik Marmo se tornou um dos galãs mais promissores da TV Globo no início do século XXI. O ator emendou vários trabalhos e era um dos artistas mais disputados entre os autores de novelas. Marmo estreou na televisão em Malhação, no início dos anos 2000 e já com um grande desafio, pois ele foi o primeiro personagem homossexual da novela teen.
Um dos papéis de maior destaque de Erik veio em 2003, o papel de Cláudio, que foi par romântico de Carolina Dieckmann em Mulheres Apaixonadas de Manoel Carlos, que está sendo reprisada pelo canal Viva. O casal se tornou o queridinho do público.
O primeiro protagonista veio na minissérie Um só coração em 2004, que retratava a Semana de Arte Moderna, como o personagem Martin. No mesmo ano, participou de Começar de novo. No ano de 2005 viveu Hélio no sucesso da história de amor de Alma gêmea.
Em 2007, participou de Sete Pecados, como o Arcanjo Gabriel e teve uma participação especial em Três irmãs, 2009. Em 2011, foi o fotógrafo Davi em Morde & Assopra. Um ano depois, no remke de Gabriela, interpretou o dentista Osmundo. No entanto, com o passar dos anos, Marmo viu os números de papéis diminuir bastante e o contrato fixo com a emissora carioca chegar ao fim em 2012. Em 2013, o galã decidiu se mudar com a família, a mulher Larissa Burnier e os dois filhos, Nathan e Daniel para os Estados Unidos.