Em visita ao prédio onde funcionava a escola agrícola de Oeiras, o portal folhadeoeiras.com encontrou no lugar um cenário de completo abandono e desleixo com a coisa pública.
Localizada no bairro Uberaba, a escola foi fundada em 1987 e desde então passou a oferecer o ensino primário (fundamental). Tradicionalmente a escola sempre foi mais procurada por estudantes da zona rural de Oeiras pelo fato de aprimorar os conhecimentos técnicos voltados para a agricultura familiar e também por que os alunos ficavam internos na mesma.
A estrutura da escola era toda adequada para que os estudantes estudar de forma integral e pudessem adquirir todo o conhecimento técnico capaz de propiciar um bom aprendizado. O prédio é dividido em pavimentos, alguns para as instalações técnicas como: aviários, pocilga e aprisco, e outros para dependências como salas de aula, banheiros, refeitório, alojamentos, laboratório de solos, sala médica e quadra de esportes.
Os alojamentos encontram estão sem nenhuma estrutura. Antes usados para alojar os estudantes, hoje esses espaços estão totalmente obsoletos. As paredes possuem rachaduras, as portas estão quebradas, os banheiros não funcionam, as instalações elétricas e sanitárias também estão comprometidas, o telhado está quebrado, assim como o piso que esta tomado pelos formigueiros.
O folhadeoeiras.com encontrou uma sala que era usada para guardar uma serie de documentos de ex-alunos. No local onde antes existiam documentos, tudo foi transformado em cinzas. Fomos informados que vândalos que rotineiramente frequentam as dependências da escola atearam fogo nos documentos. A reportagem do folhadeoeiras.com foi informada que além de depredarem a estrutura física da escola os vândalos ainda carregam alguns pertences como porta e janelas.
A cozinha já não existe - os fogões, botijões de gás, além de todos os outros equipamentos não estão mais no local. O que restou está jogado no espaço que servia como refeitório e estão totalmente comprometidos, são pias, armários, cadeiras, bancos e mesas.
De acordo com as informações repassadas ao folhadeoeiras.com há pelo menos cinco anos a escola está nesta situação. Fomos informados também que a escola só não está totalmente desativada, por que algumas salas estão sendo usadas para ofertar educação infantil as crianças do bairro Uberaba.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.