A arte da cerâmica traduz a alma do oeirense, que encanta pela delicadeza dos seus moldes e pela perseverança, principalmente, do artesão, Paulo Afonso de Sousa, que se diz um amante da arte artesanal em argila.
O artesão Paulo Afonso de Sousa de 41 nos é conhecido dos oeirenses como Paulinho do oitero. Paulinho que também apresenta um programa de rádio aos domingos mostrou ao folhadeoeiras.com o seu atelier de artesanato com argila localizado as margens da PI 143 que liga a cidade de Oeiras ao município de Simplício Mendes.
O ceramista disse que não dá conta de tantas encomendas. Seus principais compradores são pessoas de cidades piauienses como: São Raimundo Nonato, Picos, Floriano, Simplício Mendes e Nova Santa Rita. Ele afirma também que vendeu para outros estados como Maranhão e Pará e até para outros países como os Estados Unidos.
Paulinho disse que chega a confeccionar mais de 20 peças por dia. O material utilizado na confecção das peças é a argila vermelha (toá). Os objetos mais confeccionados são: tigela, quartinhas, panelas, copos, garrafas, jarros e peças de decoração.
O artesão afirma que sente prazer no trabalho que realiza. ?Eu fico doente quando não posso trabalhar aqui com o barro (argila). Sou um homem feliz e agradecido ao meu pai, Adão Inácio de Sousa, de 73 anos que foi o meu grande incentivador. Trabalho com argila a mais de 25 anos e não penso em parar?, concluiu.
Fonte: Folhadeoeiras.com
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.