Secretário Municipal de Educação de Inhuma premia alunos do Projeto

Secretário Municipal de Educação de Inhuma premia alunos do Projeto

Premiação | Reprodução

A Professora Maria Luiza Pereira Dionísio Sousa da Escola Municipal São Francisco, comunidade Baixas do Maranhão, zona rural, localizada a 25,00km da sede do Município, desenvolveu o projeto: “Retalhos de Nossas Histórias” em uma turma do 2º Ano, composta por 18 alunos, em diferentes níveis de desenvolvimento da aprendizagem. Um projeto de leitura e escrita que teve como objetivo principal proporcionar ao aluno o desenvolvimento de diversas habilidades tais como: leitura, escrita, oralidade, valores, socialização e respeito, tendo como base os livros paradidáticos.

Para isto, recorreu ao apoio da comunidade Escolar, na pessoa da Diretora Edileusa Leonília de Brito, das famílias e da Secretaria Municipal de Educação. Tendo o apoio total de todas as instâncias.

ETAPAS DO PROJETO:

1º Reunião com os envolvidos para apresentação do projeto;

2º Cada pai e / ou responsável escolheu um livro e levou para ler com o filho (a) em casa;

3º Após apresentação detalhada de como seria o desenvolvimento do projeto foi feita a exposição de 50 livros, separados de acordo com o nível de leitura de cada aluno, para que cada um escolhesse um livro para estudar com a família;

4º A cada semana um aluno levava o livro escolhido para casa em uma mochila confeccionada com retalhos de tecidos que os próprios alunos trouxeram de casa, dentro ia um comunicado com a data agendada para apresentação da família na escola, uma carta de orientação, uma atividade escrita correspondente ao livro e todo material necessário para realização da mesma;

5º Na semana seguinte a família retornava e apresentava o livro estudado conforme tinham planejado (Leitura do livro, recontar a história, dramatização, poesias, caracterização, músicas etc.). Após a apresentação a família reescrevia e ilustrava parte da história em retalho de tecido, brevemente iniciado pelo aluno; Enquanto o restante da turma fazia uma atividade relativa ao livro do colega, as quais eram arquivadas no portfólio da turma;

6º No decorrer do projeto os alunos eram incentivados a lerem livros e registrar na sua ficha de leitura;

7º Os alunos escolheram e dramatizaram uma das histórias estudas ( A Velhinha e o Porco, da autora Rosinha);

8º A turma selecionou uma média de 100 livros e, em dois grupos, passearam pela comunidade distribuindo-os e incentivando as pessoas a desenvolverem a prática de leitura também.

9º A turma apresentou seu projeto em outra escola da comunidade (Porfírio Mendes de Moura) para turmas do 4º e 5º Ano e alunos do Programa Novo Mais Educação.

10º Foi realizado a culminância do projeto com a participação da comunidade Escolar, famílias e equipe da Secretaria Municipal de Educação do Município, no evento foi apresentado o resultado do projeto, a manta confeccionada com os retalhos de tecido onde a família havia ilustrado o livro estudado, poesias produzidas, o portfólio com as atividades dos alunos, painel de fotografias de todas as etapas do projeto; dramatização de uma das histórias, depoimentos das famílias, vídeos, coreografias de música e cada família ganhou um DVD de fotos com capa personalizada. Foram premiados os oito alunos que leram o maior número de livros no decorrer do projeto, quatro alunos do 2º lugar ganharam medalhas de prata e os quatro alunos de 1º lugar ganharam troféus do secretário Municipal de Educação do município, Prof. Marcos Antônio de Oliveira Rufino.

O projeto foi uma grande conquista, além de ter sido uma forma lúdica de trabalhar a leitura, escrita, oralidade, valores, socialização, respeito, isto porque cada livro (história) nos proporcionava trabalhar temas como: família, preservação do meio ambiente, cuidado com os animais, sonhos, amizade, solidariedade, enfim, melhorou muito o convívio dos envolvidos, aproximou a família da escola que entendeu o valor da parceria entre ambas tornando-se corresponsáveis no processo de aprendizagem dos filhos. Foi muito valioso e gratificante.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES