Os efeitos visuais fazem parte das especialidades do produtor Peter Jackson, vencedor de três estatuetas do Oscar®. Em “Máquinas Mortais” (Mortal Engines), longa da Universal Pictures, que estreia em 10 de janeiro, as gigantescas cidades móveis roubam a cena. “As cidades enormes são visualmente atraentes do ponto de vista cinematográfico. O conceito de que as grandes cidades engolem as menores e, consequentemente, evoluem”, comenta Jackson em vídeo do longa.
“A física por trás de algumas coisas que construímos realmente encontra o ponto central entre o que é e entre o que pode ser convincente”, garante Luke Millar, supervisor de efeitos visuais. “Quando chegou a hora de engolir outras cidades, solucionamos isso organicamente. Mas fizemos testes e muita pesquisa, principalmente de grandes máquinas desmoronando e sendo destruídas”, completa Dennis Yoo, supervisor de animação.
Baseado na série de livros de Philip Reeve, Máquinas Mortais traz a história de uma civilização que foi totalmente destruída por um evento cataclísmico. Milhares de anos depois, a humanidade se adapta à uma nova maneira de viver e os poucos seres humanos que restam são forçados a morar em cidades móveis – estruturas gigantescas e mortais que destroem cidades menores para obter novos recursos.
Filmado na Nova Zelândia, o longa tem roteiro assinado por Peter Jackson e traz Hugo Weaving, Hera Hilmar, Robert Sheehan, Jihae, Ronan Raftery, Leila George, Patrick Malahide e Stephen Lang no elenco.