Entretenimento


Atualizado em

Teresina recebe filme e exposição nacional \"Arpilleiras\"

Mulheres que transformaram suas dores em peças de bordados.

Teresina recebe, na sexta (14), a exibição do filme \"Arpilleiras\", às 19h, no Teatro “Torquato Neto” – Club dos Diários. A galeria receberá também, entre os dias 13 e 14, das 10h às 16h, a exposição nacional “Arpilleiras: bordando o projeto popular”, com entrada gratuita.  

O filme conta a história de dez mulheres atingidas por barragens de cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuravam seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas. Por meio da confecção das arpilleras, as mulheres conseguem expressar com linha e tecidos aquilo que muitas vezes as palavras não conseguem dizer.

As arpilleras chegaram ao Brasil em 2013, e se transformaram em uma ferramenta de educação popular e auto-organização feminista dentro das regiões afetadas pela construção de barragens. Desde então, já foram confeccionadas cerca de 100 peças, que envolveram aproximadamente 900 mulheres atingidas.

\"
(Crédito: Divulgação)


Em Teresina, serão expostas 23 telas que passaram por uma curadoria minuciosa do Coletivo de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).