Entretenimento

Solteiras se preparam para passeata dos sem-namorado

Evento acontece no domingo (17) em SP e na sexta (15) no Rio.

A publicitária Márcia, a estudante Fernanda e a empresária Erica se preparam para a passeata dos sem-namorado (Foto: Daigo Oliva/G1)

Às vésperas do Dia dos Namorados, a empresária Erica Gracio, de 24 anos, e a publicitária Márcia Talankas, de 28 anos, estão solteiras. Já a estudante Fernanda Portela, de 23 anos, nunca teve um relacionamento de verdade. ?Eu nunca namorei sério porque, para namorar, você precisa colocar tanta energia em uma relação que ainda não achei alguém que valha a pena todo esse investimento?, lamenta Fernanda.

Noivas optam por bolos decorativos em casamentos em SP Dezenove anos depois, capela da Santa Casa de SP volta a receber casamentos Feira de casamentos traz talheres para festa cravejados de diamantes Estudos comprovam que casamento engorda Escolas de SP determinam regras para namoro entre alunos

--------------------------------------------------------------------------------

Por causa da dificuldade em encontrar um pretendente interessante para engatar uma relação de verdade, as jovens ingressaram no movimento dos sem-namorado. Não que a solteirice seja um problema para elas, afirmam as paulistanas, mas aliar a chance de conhecer alguém legal a uma manifestação descontraída com direito a passeata de solteiros - com hora e local marcados - pareceu-lhes uma ótima idéia.

Por trás do movimento, está um site de relacionamentos que programou duas passeatas. A primeira será nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. No domingo (17), é a vez de os paulistanos darem uma chance à sorte e, quem sabe, chegar ao Dia dos Namorados em boa companhia. ?A nossa manifestação não tem invasões nem armas, só paz e amor?, brinca Claudio Gandelman, responsável pelo evento.

A ideia, diz ele, é reunir pessoas que talvez nunca se conhecessem por não frequentarem a mesma academia, balada, bar ou faculdade, por exemplo. ?Todos vão encontrar pessoas que estão buscando a mesma coisa que eles?, afirma Gandelman.

Assim, Erica, Fernanda e Márcia já têm encontro marcado no domingo, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. ?Fico feliz porque não estou sozinha nessa?, brinca Márcia, que pretende levar algumas amigas e, no mínimo, ter uma tarde agradável no parque.

?Não adianta chegar lá com o intuito de dizer que homem não presta. Quem vai para a passeata tem de baixar a guarda, não ser muito gato escaldado e dar uma chance para conhecer pessoas novas. Se não gostar, vira a fala: ?Não!? ou ?Sai fora!??, sugere a publicitária.

Manual de boas maneiras

Apesar de solteiras, as meninas avisam que não pretendem terminar a passeata já de mãos dadas com algum pretendente. São elas que dão as dicas para os rapazes solteiros: ?Não me venham com um: ?Você vem sempre aqui?? e nem com aquela conversa de bar ou de balada?, dispara Márcia. ?Se a gente vai para a passeata, é para fugir desse perfil cafajeste?, complementa Fernanda.

Os moços também devem aproveitar o evento inusitado para exercitar o bom humor. ?Se o cara é engraçado, sem ser pastelão, esse é o primeiro passo para não ser dispensado?, complementa a publicitária.

Para Erica, ser simpático é indispensável. ?Ao abordar, precisa demonstrar interesse em conhecer a pessoa. A partir disso, dá para saber se há interesses em comum, como gostar dos mesmos lugares?, dá a dica.

A organização do evento espera reunir mais de mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio, a concentração será ao meio-dia na Candelária e o evento está previsto para acabar às 14h. Em São Paulo, a turma dos solteiros irá se concentrar na marquise do Parque do Ibirapuera, às 15h, e a passeata pelo parque deve se estender até as 17h.