Hermeto Pascoal é o maior artista brasileiro vivo da atualidade. Ou você discutiria isso com Elis Regina, que sempre defendeu esta tese? Mas uma coisa realmente é indiscutível: o poder magistral do músico de conquistar o público com balbucios e notas vacilantes de seu pequeno teclado de algumas oitavas. Como um maestro soberano, o artista enfeitiça a banda - e pelo amor das forças sobrenaturais, que banda! - com a magia ancestral dos deuses da música.
Da chegada ao palco à saída, os músicos foram ovacionados por um público que nem acreditava o que via. Como assim aplaudir grunhidos e notas soltas que parecem ter sido calculadas milimetricamente para aquele momento? O experimentalismo de Hermeto abre mentes para o novo, para um tradicional de vanguarda que é capaz de se reinventar a cada obra.
Durante o concerto, Hermeto falou pouco. Mas disse muito através da verdadeira aula de harmonia e improvisação que fez durante as quase duas horas de apresentação com sua “big band”. O show, que foi realizado pela Toada da Kalor Produções no Shopping Rio Poty na noite deste sábado (2), foi um verdadeiro sucesso para aqueles que puderam prestigiar o espetáculo.
Atualmente defendendo nada mais nada menos que o álbum mais elogiado do ano passado, o inigualável “Hermeto Pascoal e Sua Visão Original do Forró”, o artista mostra que para ele todos os estilos são apenas pano de fundo de sua alquimia que mistura o som de negros americanos ao esplendor da música de modo mixolídio. Do som do agreste ao jazz de Las Vegas, tudo vai bem sob seu comando.
Como um maquinista de ritmos, um mago de melodias dificílimas - que você imagina como alguém consegue ser capaz de tocá-las - e cientista da canção, todos os aplausos do mundo a este homem. Hermeto Pascoal é o maior artista brasileiro vivo da atualidade. É preciso repetir para que todas as pessoas entendam essa verdade que é defendida não só por Elis Regina mas por todos que sabem apreciar o que é bom. Viva Hermeto. Vida longa a esta lenda da música brasileira.
Assista um trecho da performance:
Chapa Quente “esquentou” público para Hermeto
Antes de ouvir um Deus da música, a Toada tratou de garantir um aquecimento a altura da grande atração da noite. E o Chapa Quente trio foi melhor do que a encomenda. Os músicos encantaram a plateia com delícias instrumentais de músicas de grande apelo popular, além de melodias autorais dos próprios músicos.
O trio é formado por Bruno Moreno (baterista), Lívio Nascimento (guitarra) e Paulo Dantas (baixos de seis cordas). “O evento é muito positivo porque faltam iniciativas neste segmento em Teresina. Esperamos que o projeto permaneça. O retorno do público também foi muito positivo”, finaliza o baixista Paulo Dantas.