A cantora colombiana Shakira foi convocada para comparecer em um tribunal espanhol em 12 de junho para enfrentar acusações de não pagar 14,5 milhões de euros (16,5 milhões de dólares) em impostos, informou a corte na região da Catalunha nesta terça-feira.
Um comunicado do tribunal datado de 22 de janeiro convocando-a foi publicado na terça-feira.
Os promotores entraram com acusações em dezembro alegando que Shakira não pagou impostos sobre a renda obtida entre 2012 e 2014, período em que eles dizem que ela morava na região.
Representantes da Shakira disseram em um comunicado após a acusação de que a cantora não morou na Espanha até 2015 e cumpriu todas as suas obrigações fiscais.
A cantora de “Hips Don't Lie” e “Clandestino” participa regularmente de jogos de futebol de seu parceiro, Gerard Pique, que joga pelo Barcelona. Pique e Shakira, um casal desde o início da década, têm dois filhos.
As autoridades espanholas buscaram outras celebridades importantes em vez de impostos.
Lionel Messi, companheiro de equipe de Piqué na Argentina, foi considerado culpado, junto com seu pai, de uma fraude fiscal de 4,1 milhões de euros em 2016 e multado em 250.000 euros, além de pagar o imposto perdido acrescido de juros.
No dia 22 de janeiro, o internacional português Cristiano Ronaldo, que deixou o Real Madrid para a Juventus este ano, foi multado em quase 19 milhões de euros por fraude fiscal.