Começou nesta terça-feira (10), a I edição da Mostra de Cinema Piranhão. Com exibições simultâneas em Teresina, no Clube dos Diários e em São Luís, no Centro Cultural Vale Maranhão, o festival conta com programação diversificada ao público.
Entre os filmes selecionados está o curta-metragem piauiense “Gorete Canivete”. A produção acompanha o dia a dia da popular feirante do Mercado do Mafuá, na zona Norte de Teresina. O documentário será exibido na sexta-feira (13), a partir das 18h.
Rivanildo Feitosa e pelo cineasta Dalton Carvalho.“É a primeira vez que ele será exibido, e ficamos muito felizes com a acolhida. É a minha primeira obra para festivais e mostras”, falou Rivanildo.
O filme foi produzido pelo jornalistaO documentário mostra como Gregório Amaro da Silva, que se traveste como Gorete, vive sua personagem alegre e famosa em quase toda a cidade. O curta busca responder como ela se reconhece a partir de depoimentos de pessoas que convivem com Gorete no mercado.
A programação também inclui atividades como os debates com a presença dos produtores, diretores e conversas sobre as criações audiovisuais no Piauí.
A I Mostra Piranhão de Cinema surge da necessidade de solidificar uma vertente do cinema independente que possa unir sob o mesmo viés as diferenças culturais entre os estados.“Nossa ideia é consolidar a Mostra enquanto meio contínuo de articulação entre os dois cenários de criação, difusão e formação, e que se faz ainda mais especial, necessária e urgente por ambos se tratarem de estados vizinhos que gestam formas de fazer cinema através da resistência”, destaca Renata Fortes, jornalista, curadora e idealizadora do evento.
Os filmes selecionados na convocatória ficarão disponíveis por 10 dias no site da Mostra (https://labcinefilmes.com/i-mostra-piranhao-de-cinema/) e no canal do CCVM no YouTube.
A Mostra Piranhão de Cinema é uma realização do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e da produtora LABCINE Filmes, com apoio da ASSAAC (Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí) e do Instituto Ubíqua, Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) e do Centro Acadêmico de Comunicação Social.