Foi ao som de "Only Girl (In the World)" que Rihanna subiu ao Palco Mundo para encerrar a primeira noite do Rock In Rio 2011. Com os atrasos que começaram com o show de Katy Perry, a cantora de Barbados foi entrar em cena às 2h30 --sua apresentação estava prevista para iniciar à 0h50. Segundo a organização, cem mil pessoas estiveram presentes nesta sexta-feira (23) na Cidade do Rock.
Rihanna encerra no festival sua turnê brasileira após passar por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Com o sucesso de seu disco "Loud", aumenta a expectativa de que a cantora faça uma performance de seu primeiro single, "We Found Love", como foi anunciado no Twitter. De cabelos presos, a ruiva entrou em cena de óculos escuros, vestindo top e short curto e emendou na sequência o hit "Disturbia", acompanhada do guitarrista português Nuno Bettencourt, que fez fama na banda Extreme.
Apesar de apostar nos vocais, por diversos momentos Rihanna deixou de levar o microfone à boca em meio aos versos de uma canção e deixou a tarefa para suas backing vocals. Entre coreografias elásticas, a cantora abusou de sensualidade em hits polêmicos como "S&M" e "Rude Boy". Antes de entrar num rápido bis, antecedido pela dançante "Please Don"t Stop The Music", Rihanna deixou para o final "Love The Way You Lie" e o hit "Umbrella", com chuva de papel e com os ponteiros do relógio apontando já para as 4h da manhã.
Primeiro dia
Antes de Rihanna, Elton John fez uma apresentação de 90 minutos, a mais longa da noite. Um dos maiores pianistas do pop, ele fez o show todo sentado ao instrumento. Mesmo que suas músicas mais recentes já não empolguem tanto, não faltaram sucessos para a plateia cantar junto, como "Goodbye Yellow Brick Road", "Rocket Man", "Don"t Let the Sun Go Down on Me" e "Skyline Pigeon".
Mais cedo, Katy Perry promoveu no mesmo palco seu show colorido e provocante. Entre hits e trocas de figurinos, a cantora norte-americana abusou também de referências ao teatro de revista, com grandes leques de plumas e coreografias, num cenário tão onírico quanto lisérgico. E ainda convocou um jovem do público para subir ao palco e ganhar um beijo dela. Claudia Leitte também passou pelo palco principal com uma homenagem a Chico Science e empolgando seus fãs com uma apresentação em clima de Carnaval de Salvador.
As luzes do Palco Mundo foram acesas às 19h com homenagem a Freddie Mercury e fogos de artifício. Milton Nascimento cantou o clássico do Queen "Love of My Life", acompanhado da Orquestra Sinfônica Brasileira. Os Paralamas do Sucesso e os Titãs entraram juntos no palco para dividir o primeiro show do Palco Mundo. O repertório foi mesclado com clássicos das duas bandas, começando por "Óculos" (Paralamas), "Sonífera Ilha (Titãs), "Ska" (Paralamas) e "Marvin" (Titãs). Maria Gadú fez uma rápida participação cantando "Loirinha Bombril" com os grupos.
Os portões da Cidade do Rock foram abertos às 14h, sem tumulto. O Palco Sunset iniciou os shows às 15h com o encontro de Móveis Coloniais de Acaju, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz e a cantora Mariana Aydar. Na sequência, Ed Motta e os guitarristas Andreas Kisser e Rui Veloso dividiram um repertório de clássicos do rock. Depois, o encontro foi de Bebel Gilberto e Sandra de Sá, encerrando com os dinamarqueses The Asteroids Galaxy Tour junto com a banda portuguesa The Gift.