Entretenimento


Atualizado em

‘Plenitude’, do Piauí, estreia no Festival Funarte Acessibilidança

​​​​​​​Trabalho da Cia. Dança Eficiente gera inserção social por meio da dança e será uma das atrações do evento


Estreia nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 20h, a montagem Plenitude. Ela estará participando do Festival Funarte Acessibilidança. A obra da Cia. Dança Eficiente de Teresina trará a tona a temática em torno da estética da dança que permite que dançarinos com deficiências mostrem todo seu potencial artístico.

O público poderá conferir a exibição de forma gratuita e com audiodescrição e Libras, no canal da Funarte no YouTube. O espetáculo é um dos 25 projetos apresentados pelo Festival Funarte Acessibilidança, de junho a outubro deste ano

Segundo a companhia, a dança contemporânea  se tornou um importante meio de comunicação e inclusão social. O grupo explica que a pesquisa realizada é pautada justamente nas diferenças, na relação de diferentes corpos com o todo social.

Grupo piauiense será uma das atrações de festival/Ricardo Remires e Vitória Melo

 Festival Funarte Acessibilidança

Nesta etapa, o Festival Funarte Acessibilidança traz sete espetáculos da Região Nordeste. Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte; Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco; Maré – Versão virtual e acessível, também do Rio Grande do Norte; e Rio sem Margem, da Bahia, já estão na plataforma de vídeos. 

A agenda continua no dia 1º de setembro, com a montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8. O festival teve início em junho, com grupos da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos.

Sobre a Cia. Dança Eficiente

O projeto Dança Eficiente, da Organização Ponto de Equilíbrio, tem o objetivo de promover, às pessoas com deficiências, a oportunidade de revelar suas potencialidades artísticas e profissionais por meio da arte/dança.

 O grupo trabalha com a perspectiva de buscar novos talentos e promover a inclusão deles como agentes de construção e produção social/cultural, além de motivar a criação de novas formas de pesquisa, a multiplicação de experiências e a valorização do trabalho artístico. A companhia também promove palestras, apresentações e debates para o público em geral.