
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança a terceira fase do Festival Funarte Acessibilidade com sete espetáculos da Região Nordeste. A abertura será nesta-feira, 28, às 20h, com o espetáculo Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte. O Piauí será representado pela montagem Plenitude, no dia 25 de agosto.
Em seguida, será apresentada a montagem Ensaio Sobre o Silêncio, de Pernambuco, no dia 4 de agosto. Maré - Versão virtual e acessível, também do Rio Grande do Norte, será encenada no dia 11. A agenda segue no dia 18, com o espetáculo Rio sem Margem, da Bahia.
Piauí participa do festival com o espetáculo Plenitude (Divulgação)
Em setembro, entram em cartaz: Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia, no dia 1º; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8, fechando a presença da Região no festival.
As sessões em vídeos com audiodescrição e Libras ficam disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca) logo após o lançamento.
O Festival Funarte Acessibilidança teve início em junho, com espetáculos premiados da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos. Os projetos contemplados nas demais regiões do Brasil serão apresentados até outubro.
Montagem Plenitude, do Piauí, será exibido no festival (Divulgação)
Espetáculo do Piauí levanta discussão em torno da estética
A Cia. de Dança Eficiente, de Teresina (PI) exibe a montagem Plenitude, no dia 25 de agosto. O espetáculo levanta a discussão em torno da estética da dança e permite que a dançarina com deficiência desenvolva e exponha seus potenciais artísticos. O trabalho experimenta e ocasiona mudanças na noção de corpo por meio da dança contemporânea, questionando hierarquias entre corpos que podem e que não podem dançar.
“A pesquisa se dá nas diferenças, nos diferentes corpos que se comunicam com o todo social pela sua presença, unindo uma parte que não necessariamente encaixa em outra determinada parte, mas que comunica o estado de existir, ocupando seu lugar de direitos e deveres comuns a todos, criando um ponto de discussão sobre como são os modos de relacionar-se com esta nova presença, que necessita de adaptações estruturais e mentais para o bom convívio em sociedade”, relata a companhia.
Para encerrar a programação da Região Nordeste, a Companhia Giradança, de Natal (RN), exibe a montagem Proibido Elefantes, dia 8 de setembro. A obra fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. “O modo como percebemos a realidade é resultante do diálogo que estabelecemos com ela. Nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar — a construção do sentido transita em via de mão-dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante dele”, frisa o coletivo.
Agenda dos contemplados da Região Nordeste
Dia 28 de julho, quarta-feira, às 20h
Estreia com exibição do espetáculo Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea (Rio Grande do Norte)
Dia 4 de agosto, quarta-feira, às 20h
Montagem de dança Ensaio sobre o Silêncio, da coreógrafa e bailarina Taciana Gomes (Pernambuco)
Dia 11 de agosto, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Maré – Versão virtual e acessível, do Coletivo CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artistas (Rio Grande do Norte)
Dia 18 de agosto, quarta-feira, às 20h
Montagem Rio sem Margem, do coreógrafo e bailarino Elísio Pitta (Bahia)
Dia 25 de agosto, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Plenitude, da Cia. de Dança Eficiente (Piauí)
Dia 1º de setembro, quarta-feira, às 20h
Montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, do diretor, coreógrafo e dançarino Edu O. (Bahia)
Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Proibido Elefantes, da Companhia Giradança (Rio Grande do Norte)
Agenda dos contemplados das demais regiões
Região Centro-Oeste - Dia 15 de setembro
Região Sudeste - Dia 13 de outubro
Região Norte (espetáculos já disponíveis): Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (TO); Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (RO); e Solatium, do Corpo de Dança do Amazonas (AM)
Região Sul (espetáculos já disponíveis): Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (RS); Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (SC); e Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (PR)
Veja mais

Alice Wegmann viveu triângulo amoroso com Carrão antes de 'Vale Tudo'

Famosos que perderam partes do corpo e você provavelmente não sabia!

Caso Neymar: Garota de programa se revolta com vazamento de suposta paternidade
