'O Agente Secreto' ganha o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa |
Reprodução/Globo
O filme brasileiro 'O Agente Secreto' venceu o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa na cerimônia realizada neste domingo (11) em Los Angeles. Wagner Moura foi premiado como melhor ator em filme de drama.
Ao receber o prêmio, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um "alô, Brasil", agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que "as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo".
"Quero agradecer à nossa equipe e ao elenco maravilhoso que tivemos, uma parte pequena aqui da equipe incrível que tivemos. Obrigado Wagner Moura. Que ator. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e grande amigo, essa combinação é imbatível. Eu tenho a grande honra de estar neste grupo de filmes de língua não inglesa. Esse é um momento importante para que façamos filmes. Aqui nos EUA e no Brasil. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Jovens cineastas continuem fazendo filmes", afirmou.
Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux mostram Globo de Ouro por melhor filme em língua não-inglesa de 'O agente secreto' — Foto: Chris Pizzello/AP
Na categoria, o filme brasileiro concorria com "Valor Sentimental", "Foi Apenas um Acidente", "A única saída", "Sirat" e "A Voz de Hind Rajab". Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de "Central do Brasil" em 1999.
Filme brasileiro 'O Agente Secreto' é premiado no Globo de Ouro
O Agente Secreto ganhou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes, em maio, e Wagner também foi premiado no Newport Beach Film Festival e escolhido Melhor Ator no New York Film Critics Circle Awards, premiação na qual o longa foi escolhido Melhor Filme Internacional. Tanto o baiano de 49 anos quanto O Agente Secreto foram premiados também no Critics Choice Awards.