Entretenimento

Mãe entra na faculdade e estuda com filhos

Estudante de marketing, mãe influenciou filhos a buscar graduação

A autônoma Sônia Maria Vigo, de 46 anos, sempre quis fazer faculdade, mas nunca teve tempo nem dinheiro. No ano passado, quando a filha mais nova estava perto de completar 18 anos, decidiu se aventurar. Foi atrás de uma bolsa de estudos do governo e conseguiu se matricular em uma universidade. Agora, está no terceiro semestre do curso de marketing.

Inspirados pelo esforço e determinação da mãe, Felipe Morais, de 27 anos, e Tamiris Vigo, de 18 anos, se animaram. Fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e neste ano conseguiram entrar na faculdade, a mesma em que Sônia estuda.

Hoje, o principal assunto da família são os conteúdo de aulas, estilo dos professores e provas. ?Estamos mais próximos e cúmplices, porque entendemos as dificuldades uns dos outros?, disse Sônia. Felipe e Tamiris também comemoram a experiência. ?Conversamos mais e melhor. Ela nos dá dicas e apoio?, disse Felipe, que faz o curso de administração de redes.

Para Tamiris, a ajuda é maior, já que faz o mesmo curso da mãe. ?Eu me interessei pelo curso por vê-la estudar no ano passado. Agora, ela me dá dicas e me ajuda?, afirmou a jovem, que começou o curso há um mês.

Mãe e filhos são conhecidos dos colegas e professores. ?Os colegas de classe acham estranho quando falo que vou à sala da minha mãe, mas acham o máximo. Alguns dizem até que vão tentar influenciar pessoas da família a fazer o mesmo?, disse Felipe. Tamiris se diverte com as comparações dos professores. ?Dizem que sou a Soninha 2, que sou clone dela?, afirmou.

Felipe viu na prática que a insistência da mãe para entrar na faculdade fazia sentido. Matriculado no primeiro semestre, arrumou um novo emprego, onde está há cerca de uma semana. ?Fez toda a diferença. A empresa só contrata quem é formado ou quem está na faculdade?, disse.

imprimir