Com performances inovadoras de músicas históricas do Nordeste brasileiro, o artista João Cláudio Moreno interpretou Luiz Gonzaga, apelidado de 'Rei do Baião', junto com a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), no espetáculo Cantata Gonzaguiana que aconteceu na noite de domingo, 05 de junho no teatro do Centro de Convenções de Teresina.
A parceria entre João Cláudio e Orquestra Sinfônica, nasceu em 2012 e vem fazendo um enorme sucesso desde então. O próprio grupo instrumental, realiza composições e interpretações inovadoras, das músicas do consagrado “Rei do Baião”.
“Já são dez anos que a Cantata roda, começou em 2012, enquanto a gente tiver condição nós teremos o mesmo entusiasmo de fazer esse repertório que hoje é um repertório acrescido, tem peças do repertório original, mas tem coisas novas também. O maior responsável pela emoção do espetáculo sempre é o público, quando é bom a culpa é do público, quando não é bom é do público também”, afirmou o artista.
Sobre escolher entre cantar e contar piada, João Cláudio foi direto. “Eu sempre preferi cantar, detesto contar piada, eu só inventei de contar piada porque se eu fizesse o show cantando o povo não ia”, brincou.
A apresentação, datada para este domingo, casa com a época de festividades juninas. Onde o xote, forró e baião, são os ritmos mais tocados e celebrados. Ritmos estes, que consagraram Luiz Gonzaga como uma das mais importantes vozes da música brasileira. O evento também retrata a trajetória do ex-cantor.
O empresário Cristiano da Costa declarou que é muito importante valorizar o legado deixado por Luiz Gonzaga para a cultura nordestina: “É um espetáculo que eu estava com muita expectativa e está sendo muito gratificante estar aqui vendo algo tão genuíno nosso que é a cultura nordestina e o Luiz Gonzaga deixou esse legado importantíssimo para nós e hoje temos algo ainda mais genuíno aqui em Teresina que é a Orquestra Sinfônica nossa e um artista nosso interpretando com imensa grandeza”, destacou.
A Cantata Gonzaguiana é um projeto da Orquestra Viva, apresentado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult).