A Fox queria que James Cameron fizesse algumas mudanças em Avatar antes de lançá-lo nos cinemas em 2009, mas o diretor "desenhou uma linha na areia" e usou o sucesso de seu filme anterior, Titanic, como moeda de troca com o estúdio.
"O estúdio sentia que o filme deveria ser mais curto, e que tínhamos cenas demais de voo nos ikran - ou banshees, como os humanos os chamam", contou Cameron ao The New York Times [via Deadline].
"Eu bati o pé e disse: 'Quer saber? Eu fiz Titanic. Esse prédio em que estamos tendo essa reunião foi pago por Titanic, então eu vou fazer o que quiser'".
LEIA MAIS
Isso não significa que Cameron perdeu de vista o potencial comercial de seu filme enquanto estava realizando-o: "Eu sentia uma responsabilidade de fazer outro grande hit de bilheteria, mas não sei dizer como isso se traduziu nas escolhas artísticas que fiz. Não paro tudo e digo: 'Hmmm, vamos colocar essa planta aqui para fazer mais dinheiro'. Não funciona assim. Quando está bom o bastante, você percebe".
A sequência Avatar: O Caminho da Água trará Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldana), uma década depois dos eventos do filme original. Os dois agora têm filhos e precisam enfrentar uma nova ameaça para protegr sua família.
Retornando ao elenco estão Sigourney Weaver (como a filha adolescente de Jake e Neytiri, interpretada via captura de movimentos) e Stephen Lang, com as adições de Edie Falco, Jemaine Clement e Kate Winslet.
As sequências de Avatar dependem da boa performance de Avatar: O Caminho da Água nas bilheterias. Se assim for, o terceiro longa chegará ao público em dezembro de 2024, enquanto Avatar 4 chega em 2026, e Avatar 5, em 2028.