Entretenimento

Gourmet lança hamburguer de carne de leão

Novidade é para comemorar Copa do Mundo; ativistas pelos direitos dos animais são contrários à ideia

O restaurante Il Vinaio, que fica na estrada das proximidades de Phoenix, no Arizona, está oferecendo um lanche feito com carne de leão pelo equivalente a R$ 37, servido com batatas fritas apimentadas e milho. Segundo o empresário Cameron Selogie, dono do restaurante, a ideia é um tributo à África do Sul, anfitriã da presente Copa do Mundo. Como muitos na África comem carne de leão, o empresário quis trazer a opção para o seu empreendimento nos Estados Unidos.

Entretanto, assim que colocou a novidade no cardápio, o empreendimento recebeu vários e-mails e cartas de ativistas pelos direitos animais de diversas partes dos Estados Unidos em repúdio pela iniciativa. Segundo Selogie disse ao jornal Telegraph, na África não há problemas em se comer carne de leão e, portanto, não deveria haver nos Estados Unidos, também. Ele explica que, apesar de o grande felino estar em listas de ONGs de animais protegidos, ele não é uma espécie em extinção.

No caso do Il Vinaio, a carne de leão vem de leões criados em uma fazenda de Illinois regulamentada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A empresa encomendou à fazenda quase 5 kg da carne de leão, que é misturada à carne moída comum para fazer o hambúrguer. Um porta-voz do Departamento disse que a carne de leão é incomum, mas não é ilegal, mas muitos membros da população ainda se mostram insatisfeitos com a novidade.