Poc show das Bixanikas vai abalar Teresina nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto (quarta à sábado) às 20h na Trama Cultura, bairro Aeroporto.
A elegância do Cavalo Piancó, funks pocotós/proibidões, o pagode do Mimbó, cultura drag, sambas, raps, danças, palhaçaria, bufonoria, marchinhas, e bossas pretas tecem os elos das Bixanikas, trupe de truques contra o patriarcado formada pela multiartista Negro Val, o artista cênico Paulo Gomes e a jornartista Vicente de Paula (Vince Vicentina) que ensaiam seu show diretamente da Casarão Cultural na Rua das Flores-Amarante/PI.
LGBTQIA+, luta anticolonial e antirracista em blocos musicais temáticos.
As cenas do show remontam memórias musicais das artistas afetadas por clássicos da cultura popular entremeados com pautas da cenaPasseando por um repertório que vai do funk ao tango, as artistas desdobram coreografias experimentais, performances musicais, esquetes teatrais permeados por estéticas burlescas e cabareteiras que fissuram estereótipos patriarcais.
Desbunde, Deboche e Desobediência é o DDD que situa e fortalece a folia do trio. Negro Val destaca que ser Bixanika é uma força que envolve todas que estiverem dispostas a admirar as diferenças: “Ser bixanika é um exercício de liberdade onde colocamos em prática muitos dos nossos devaneios e também potências onde experimentamos e exercitamos nossa arte de passear por diferentes linguagens”.
Paulo Gomes garante “diversão, liberdade, respeito, críticas e ousadia num show de variedades que valoriza décadas da música popular brasileira e a cultura LGBTQIA”, enfatiza o artista cênico. Vince reitera que este é um “experimento cênico musical que rompe com padrões hegemônicos e exalta corpas dissidentes e suas subjetividades desviantes”, destaca e acrescenta que as Bixanikas vão ferver as estruturas teresinenses.
Além deste show que também celebra os aniversários de Amarante e Teresina no mês de agosto, o trio planeja mais apresentações na capital nos meses de setembro e dezembro deste ano e prosseguem turnê pelas margens do Parnaíba