Entretenimento


Atualizado em

FestLuso 2022 reúne três países africanos no palco nesta quinta

O festival este ano reúne sete países falantes da língua portuguesa com a novidade de uma peça da Argentina

O FestLuso 2022 traz nesta quinta-feira (25) três espetáculos do Piauí e uma peça que une três artistas africanos. De Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde. 

O festival este ano reúne sete países falantes da língua portuguesa com a novidade de uma peça da Argentina, país de língua latina. Lembrando que a programação desta quinta-feira tem início às 9h30, com “Rodas de Conversas: Relatos e Processos”, na sala Metara, do Luxor Hotel. 

Virgens a deriva é um espetáculo local e é uma das atrações do Festluso - Divulgação

Oficina de produção

Depois, das 15h às 17h, acontece a “Oficina de Produção”, no auditório Maestro Reginaldo Carvalho – Escola de Música de Teresina. Às 19 horas, será encenada a peça “Encontro de Estórias”, no Teatro Municipal João Paulo II e logo depois, às 21 horas, a peça “Virgens à Deriva”, do grupo COTJOC, em coprodução com o Grupo Harém de Teatro, no Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos).

“Encontro de Estórias” é um diálogo performático entre atores provenientes da África lusófona, Klemente Tsamba (Moçambique), Adriano Reis Express (Cabo Verde) e Atcho Express (Guiné-Bissau) que, recorrendo ao universo dos contos tradicionais de seus países de origem, se metamorfoseiam em matéria-prima flexível, na busca de novos paradigmas sobre o papel da oralidade na era contemporânea.

Espetáculo dão continuidade a programção do Festluso - Divulgação

Festival

O espetáculo “Virgens à Deriva”, do Grupo COTJOC, de Teresina,  é a travessia de destinos já entrelaçados desde sempre, vidas marcadas por um interesse comum, a liberdade de almas. 

A 12ª edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) 2022 segue até dia 28 de agosto, com vasta programação.

As apresentações serão gratuitas e o uso de máscara será obrigatório.  O FestLuso 2022 tem realização do Grupo Harém de Teatro; patrocínio da Equatorial Energia, por meio do SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT – Governo do Estado do Piauí e Piauí 200. Apoio Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves – FMC e Prefeitura Municipal de Teresina. Produção: Navilouca Produções.