A cidade de Pedro II recebe, nos dias 17 e 18 de junho, o Festival P2 – Jazz & Blues. Com atrações locais e nacionais, o evento marca o retorno dos festivais musicais após o hiato imposto pela pandemia. O festival tem como objetivo ser um circuito alternativo que irá promover um grande encontro da música instrumental, do jazz e do blues. Seguindo todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, o evento contará com shows, encontros musicais e sessões de bate-papo.
A iniciativa partiu de músicos e produtores culturais que anualmente realizavam a tradicional Praça do Jazz no Festival de Inverno de Pedro II – para quem não sabe, o festival em seus primórdios focava no jazz e no blues, e no decorrer dos anos foi ganhando uma dimensão maior, como explica Júlio Medeiros, integrante do Clube do Jazz e um dos idealizadores da proposta.
“O próprio Festival de Inverno nasceu com essa pegada, esse antecedente histórico. Levamos Hermeto Paschoal, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Stanley Jordan, Armandinho, ou seja, toda essa história da música instrumental brasileira passou por Pedro II, além dos músicos locais, como Josué Costa, o Jazz no Fole, uma série de músicos”, afirma.
De acordo com Júlio Medeiros, o intuito é voltar às origens do Festival de Inverno, alinhando a isso a movimentação da cultura, do turismo e da economia local.
“O objetivo principal é resgatar a origem do Festival de Inverno. Essa oportunidade de a gente, nesse hiato, retomar e reinventar esse novo festival, e o que é mais importante, o povo de Pedro II, que é uma cidade maravilhosa. Pedro II tem turismo, artesanato, tem a Opala, tem cachoeiras e uma gastronomia fantástica. O povo da cidade está preparado para receber o evento”, destaca.
Economia local
Além das atrações musicais, o P2 Jazz & Blues vai contar com feira gastronômica, reunindo a boa comida regional, além de venda de cervejas artesanais, com intuito de valorizar e incentivar os produtores caseiros e profissionais do Piauí. Os shows serão gratuitos e vão acontecer na Praça Nogueira Neto, na Vila das Flores.
Atrações musicais
Nos dois dias de evento, subirão ao palco o pianista Serge Frasunkiewicz e a cantora Myrian Eduardo, os guitarristas André de Sousa e Roberto Lessa, Teófilo Lima, Ivan Silva, Marina Rodrigues & Banda Cruviana, Ferdinand Melo e o Club do Jazz, liderado por Júlio Medeiros.
Serge Frasunkiewicz
O pianista Serge Frasunkiewicz iniciou o estudo da música aos 4 anos de idade e recebeu grande influência da família, especialmente do avô, que era pianista de jazz na cidade de Chicago. Na adolescência, decidiu se dedicar ao jazz e a música brasileira. Participou da criação de vários grupos na cidade, tais como SB-3, Affinity Jazz Trio e SOMTrio. O músico já se apresentou com grandes nomes - Roberto Menescal, Jeff Andrews, Jorge Helder, Duduka da Fonseca, Rafael Barata, entre outros. Por diversas vezes, Serge gravou para diferentes programas de TV e Rádio, sempre mostrando sua característica de improvisador virtuoso e grande percepção para interagir com os outros músicos.
Myriam Eduardo
A cantora iniciou sua carreira musical após conquistar o 2º Lugar e o Prêmio de Melhor Intérprete no Canta Nordeste de 1994, com a música “Um Violeiro, Uma Viola, Um Luar” , de Cruz Neto. Na carreira fez parceria com Roberto Menescal, com quem fez alguns trabalhos no Rio, e também com Danilo Caymmi, quando atuou como backing vocal e durante 2 anos, ela também trabalhou como backing vocal da banda Biquíni Cavadão. Com várias referências musicais, atualmente, faz projetos pontuais.
The Blues Singers
Projeto que reúne os guitarristas André de Sousa (Piauí) e Roberto Lessa (Ceará). Club do Jazz Foi fundado pelo músico Júlio Medeiros e conta com um grupo seleto de músicos amantes e estudiosos do jazz norte-americano e da Bossa.
Forró do Maestro
O Forró do Maestro é um projeto que homenageia Luís Gonzaga e Dominguinhos. Quem está à frente do projeto é Ivan Silva. Ivan é músico, sanfoneiro, e já se apresentou com artistas locais renomados. Também se apresentou como solista em concerto com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Participou de projetos tocando em peças de teatro, dança, além de acompanhar vários artistas piauienses nos palcos e em gravação de CDs e DVDs. O músico também é maestro da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos.
Marina Rodrigues & Banda Cruviana
Música desde os 8 anos de idade, Marinarodí, sempre foi apaixonada pela música popular brasileira. Até começar a compor suas próprias canções; hoje cantora e compositora da banda Cruviana, na qual surgiu pela paixão em comum entre amigos pela música. A banda em sua essência tem em sua formação Janielson de Castro (bateria e produção) Frankleyton Lima (teclado e guitarra), Marcelo Strat (contrabaixo) Marinarodí (guitarra e voz). Teófilo Lima Músico, apresentador e produtor cultural da cidade de Parnaíba.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Local: Praça Nogueira Neto, Vila das Flores
17 DE JUNHO
20h Ferdinand Melo
21h SergeFrasunkiewicz & Myriam Eduardo
22h Club do Jazz
23h Forró do Maestro
18 DE JUNHO
21h The Blues Singers com André de Sousa & Roberto Lessa
22h30 Teófilo Lima 23h30 Marina Rodrigues e Banda Cruviana