Vitor Fadul, de 29 anos, passou por um profundo processo de autodescoberta nos últimos anos. Após a leitura de um livro, ele compreendeu que a diferença que sempre percebeu em si mesmo poderia ter um nome: transtorno do espectro autista.
Em entrevista a Quem, o cantor deu detalhes de como o diagnóstico mudou sua vida e sua relação com o marido, o professor, historiador e filósofo Leandro Karnal, de 61 anos.
O artista foi diagnosticado aos 25 anos, em um momento muito difícil de sua vida, especialmente no âmbito de seus relacionamentos pessoais. "Não conseguia entender, as pessoas também não, virava uma grande bola de neve. Sendo muito sincero, se não tivesse descoberto o autismo o meu casamento com o Leandro teria acabado há muito tempo. Porque não conseguia me entender e os outros também não. Tanto ele quanto as demais pessoas", afirmou.
Vitor sabia que tinha alguma coisa diferente no seu modo de se relacionar com o mundo. "Tentava entender como as pessoas funcionavam e não entendia o que destoava tanto. Sabendo do autismo, fui me entendendo e estou me entendendo mais que nunca", pontuou.
Desde então, Fadul faz acompanhamento com médicos e sua medicação o ajuda muito no dia a dia. "Existe uma literatura que explica muita coisa e, a partir disso, não que tenha sido um mar de rosas, porque nada é, mas pude contar com muito mais compreensão da minha parte comigo e da parte dele comigo. E com os outros, pessoas que me rodeiam. Elas podem não entender tanto do autismo, mas entendem que podem ter um cuidado diferente comigo e com meu tempo", completou.