Bissexualidade
Depois do beijo do ator Lucas Penteado e o economista Gilberto, no BBB 21 , muito tem se falado sobre a bissexualidade , que é a atração afetiva e/ou sexual por pessoas de todos os gêneros, e a bifobia , que é a discriminação que as pessoas bissexuais enfrentam. Para mostrar que os bi estão por toda a parte, em diversos contextos, montamos uma lista de famosos que saíram do armário.
De acordo com o manifesto bissexual, publicado em 1990 na revista americana Anything That Moves, a bissexualidade não é binária, mas plural. O “bi” não significa dois gêneros, mas o oposto de “monossexual”, sendo uma orientação sexual fluida. Ainda segundo o manifesto, a bissexualidade não tem relação direta com poligamia, promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro – esses comportamentos podem ser tidos por quaisquer pessoas, de quaisquer orientações sexuais.
Diferente do preconceito que homossexuais enfrentam [homofobia e lesbofobia] os bissexuais geralmente têm a orientação sexual ignorada ou apontada como “mentira” ou “brincadeira”. Há ainda expressões que dizem que o “B” da sigla é de “biscoito” [referência a quem quer chamar a atenção das pessoas]. Tudo isso caracteriza a bifobia, a discriminação que as pessoas bissexuais enfrentam cotidianamente.