Famosos

Thais Carla perde processo na Justiça após acusar cineasta de gordofobia

A dançarina havia movido uma ação na qual o acusava de gordofobia, mas a 5ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ‑BA) rejeitou o último recurso apresentado por ela, dando fim ao caso

Thais Carla teve seu processo encerrado pela Justiça, após três anos de disputa judicial contra o cineasta e empresário Pietro Krauss. A dançarina havia movido uma ação na qual o acusava de gordofobia, mas a 5ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ‑BA) rejeitou o último recurso apresentado por ela, dando fim ao caso. As informações são exclusivas da coluna Fábia Oliveira.

Thais Carla — Foto: Reprodução/ Instagram 

cineasta protegido pelo direito à liberdade de expressão

A decisão foi unânime e considerou que a publicação feita por Krauss estava protegida pelo direito à liberdade de expressão e pelo interesse público. Em 2022, o cineasta compartilhou um vídeo nas redes sociais falando sobre os perigos da obesidade, usando imagens da dançarina no conteúdo.

Além de apontar a suposta gordofobia, Thais também afirmou que sua imagem havia sido usada sem permissão. No entanto, ambas as acusações foram indeferidas pelo tribunal. Em janeiro deste ano, ela havia protocolado o novo recurso, conforme informado anteriormente pela coluna Fábia Oliveira.

Já em dezembro de 2024, uma decisão anterior da Justiça havia negado a alegação de que a postagem tivesse ferido a honra da influenciadora. Naquele momento, o entendimento foi de que figuras públicas estão sujeitas a críticas e debates relacionados ao papel que exercem.

Pietro Krauss— Foto: Reprodução/ Instagram 

quem é o cineasta?

Pietro Krauss, cineasta brasileiro que vive atualmente em Los Angeles, Estados Unidos, tem no currículo reconhecimento internacional. Já foi elogiado por nomes como Claudemir Oliveira, ex-executivo da Disney, e recebeu o Troféu Fumagalli. Em 2025, ganhou atenção ao anunciar seu noivado com a atriz Sophia Valverde.

Seu documentário “Money ID – A Identidade do Dinheiro”, exibido no History Channel, teve a presença de personalidades como o historiador Yuval Harari e o economista Muhammad Yunus, e recebeu boas avaliações de nomes da indústria audiovisual, incluindo Beto Skubs, roteirista da série Grey’s Anatomy.

Pietro Krauss— Foto: Reprodução/ Instagram 

A origem da disputa jurídica ocorreu a partir de conteúdos publicados em agosto de 2022 no perfil do cineasta no Instagram. Naquele período, ele divulgou um vídeo tratando dos riscos associados à obesidade e utilizou imagens da influenciadora, supostamente sem sua permissão.

A equipe jurídica de Thais alegou que a imagem foi usada de maneira ofensiva, com o objetivo de valorizar o trabalho do cineasta. A acusação de gordofobia foi um dos principais pontos levantados, com a dançarina afirmando que o conteúdo reforçava estigmas e feriria os valores de dignidade que ela defende.

Thais Carla — Foto: Reprodução/ Instagram 

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio