Famosos


Atualizado em

Regina Duarte lamenta morte de Manoel Carlos: “Pai das Helenas”

Autor tratava a doença de Parkinson e morreu nesse sábado (10), no Rio de Janeiro

A atriz Regina Duarte lamentou a morte do autor Manoel Carlos, ocorrida nesse sábado (10), no Rio de Janeiro. Manoel tinha 92 anos, tratava a doença de Parkinson e estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana. A causa da morte não foi divulgada.

Em publicação nas redes sociais, Regina prestou homenagem ao autor e relembrou a importância de sua obra para a teledramaturgia brasileira. 

“Maneco foi o pai das Helenas, das antagonistas perfeitas e filhas marcantes. Registrou em nós, amantes da teledramaturgia, um amor inexplicável pela realidade de tantas histórias. As Helenas são espetaculares e chamar a atenção da censura com uma simples frase — ‘Dói, mas só até sangrar’ — mostra que a genialidade do Maneco atravessava fronteiras. Ousado, irreverente, poeta, cronista, o deus da palavra que salta na língua, o homem que nos apresentou a maravilha do bairro Leblon. O grande Manoel Carlos. Vamos sentir sua falta e amar para sempre o teu legado”, escreveu.

Regina Duarte foi uma das principais intérpretes das Helenas, personagens recorrentes nas novelas de Manoel Carlos. Ela viveu a protagonista em três produções: História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).

Outras atrizes que também interpretaram Helenas se despediram do autor. Taís Araújo, protagonista de Viver a Vida (2009), agradeceu Manoel Carlos por ter acreditado nela e afirmou que “seu legado na teledramaturgia jamais será esquecido”. Maitê Proença, que viveu Helena em Felicidade (1991), descreveu o momento como de “tristeza imensa”.

Post de Taís Araújo - Reprodução/ Instagram 

Trajetória 

Conhecido como Maneco, Manoel Carlos teve uma carreira marcada por novelas ambientadas no Rio de Janeiro, especialmente no Leblon, e por histórias centradas em conflitos familiares. As Helenas, retratadas como mães cujo amor pelos filhos superava qualquer obstáculo, se tornaram uma de suas maiores marcas.

O Manoel Carlos estava aposentado desde 2014 e vivia recluso com a família. Ele deixa duas filhas: a atriz Júlia Almeida e a roteirista Maria Carolina.


Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio