Famosos


Atualizado em

Produtor de Michael Jackson, Quincy Jones, morre aos 91 anos

Jones acumulou uma vasta coleção de prêmios, incluindo 28 Grammys, dois Oscars honorários e um Emmy

O renomado produtor Quincy Jones faleceu no domingo (3), aos 91 anos. Conforme informado por seu representante, Arnold Robinson, o artista morreu em sua residência em Bel Air, Los Angeles, nos Estados Unidos, estando ao lado da família. A causa de sua morte não foi revelada.

nota à imprensa

"Com corações repletos, porém despedaçados, precisamos compartilhar a notícia do falecimento de nosso pai e irmão Quincy Jones", declara o comunicado direcionado à imprensa internacional. "Apesar de ser uma perda imensa para nossa família, celebramos a vida extraordinária que ele viveu e temos a certeza de que nunca haverá outro como ele."

Jones acumulou uma vasta coleção de prêmios, incluindo 28 Grammys, dois Oscars honorários e um Emmy. Ele foi responsável pela produção de alguns dos álbuns mais icônicos de Michael Jackson, como *Off The Wall* (1979), *Thriller* (1983) e *Bad* (1987).

O artista também produziu a música 'We Are The World' para o projeto que, em 1985, reuniu dezenas de estrelas da música com o objetivo de arrecadar fundos para o combate à pobreza na África. Lionel Richie, que compôs a canção com Michael Jackson, definiu Jones como o "grande orquestrador". A faixa contou, ainda, com as participações de Bob Dylan, Billy Joel, Stevie Wonder, Cindy Lauper e Bruce Springsteen.

Quincy Jones também fez arranjos para artistas como Frank Sinatra e compôs a música tema de abertura da série 'Um Maluco no Pedaço'.

Jones teve uma fase envolvido com gangues em Chicago após o diagnóstico de esquizofrenia de sua mãe, até que começou a tocar piano na casa de um vizinho. Alguns anos depois, passou a tocar trompete e fez amizade com o então jovem músico Ray Charles.

No início da década de 1960, com sua carreira já consolidada, Quincy Jones assumiu a posição de vice-presidente na gravadora Mercury Records. Em 1971, ele se tornou o primeiro diretor musical negro em uma cerimônia do Oscar.