Por: Lucas Padula
O filme 'Silvio', lançado no dia 12 de setembro conta a trajetória do animador Silvio Santos, que morreu aos 93 anos em agosto de 2024 e que tem Rodrigo Faro como ator principal, ainda segue recebendo algumas críticas desde que teve seu primeiro teaser lançado. Assistimos o filme e iremos contar alguns detalhes (sem spoiler) sobre o longa.
O ENREDO
O filme conta detalhes sobre as sete horas na qual Silvio ficou com uma arma apontada para a cabeça, enquanto era mantido refém por Fernando Dutra Pinto, em 2001. Quando o sequestrador volta à mansão Abravanel, Silvio tenta negociar tanto sua vida, quanto a vida de Fernando, que tem medo de ser morto. Durante as horas que o empresário é feito refém, Silvio conta algumas das suas histórias, que o consagrou o maior animador do Brasil. Senor volta a sua infância difícil, onde o pai Alberto Abravanel, tinha vícios com jogos de aposta e por isso teve problemas financeiros.
Aos 14 anos, Silvio teve que sair às ruas para fazer vendas de canetas e capinhas para título de eleitor como uma forma de ajudar sua família. Um dia, ele perdeu suas mercadorias e foi indicado por um agente de segurança pública a fazer um teste na Rádio Guanabara. Anos depois, foi para São Paulo, onde encontrou Manoel de Nóbrega e assim começou uma amizade de pai e filho, como Silvio sempre revelou, dando início a um império a partir do Baú da Felicidade.
O filme, conta algumas histórias não só da vida pessoal, mas também de algo que Silvio anos mais tarde se arrependeu, onde escondeu do público sua primeira esposa, Cidinha Abravanel, que morreu aos 39 anos de câncer, além das filhas Cíntia e Silvia. O filme mostra o apresentador com medo de expor sua família ao risco e aparentemente refletindo tudo que fez ao longo da sua vida pessoal e profissional.
E como um bom negociador, Silvio conseguiu garantir pelo menos naquele momento, a vida de Fernando Dutra, após a chegada do governador Geraldo Alckmin, acionado pelo apresentador para ajudar nas negociações.
CRÍTICAS SOBRE O FILME
O ator Rodrigo Faro e a produção do filme têm recebido inúmeras críticas. Tanto, pela falta de detalhes na história de Silvio, quanto pela maquiagem do animador. Além disso, um fato tirou a credibilidade e muito provavelmente desanimou a equipe na semana do lançamento, a emissora de Silvio, emitiu um comunicado dizendo que o longa não havia sido autorizado pela família e nem pelo próprio animador.
Sejamos justos, Faro foi até o SBT pedir autorização ao Silvio que não só autorizou Rodrigo em uma conversa de 30 minutos no camarim, quanto no palco de seu programa levando Faro às lágrimas. Desconheço os motivos para não dar o apoio necessário ao Rodrigo e à equipe que passaram por momentos ruins durante a gravação do filme.
Lembrando, o encontro de Silvio e Rodrigo Faro aconteceu em 2018, desde então, o longa vem sendo gravado. A produção do filme, teve inúmeros problemas financeiros e uma pandemia. Mas, ainda assim, não deixa de ser uma produção interessante.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O filme "Silvio" ainda é um dos melhores produtos já feito para um animador que merece todas as homenagens, sejam elas, feitas por produtoras de filme ou o próprio SBT. Triste é ver que num momento em que todos poderiam se unir em fazer uma homenagem, há um ego e uma ideia de que produção boa é aquela que mostra o mesmo Silvio que o público conhece, sem citar seus defeitos e erros que o mesmo já assumiu publicamente.
Ainda pior, tirar a credibilidade de um filme, por conta da escolha de um ator que se pareça ou não com o animador, dito em outras palavras, o público quer um Silvio caricato e um ator que possa fazer a representação do empresário. De fato, algo ruim ao meu ponto de vista, foi a maquiagem feita no Rodrigo Faro, mas o ator se saiu extremamente bem para quem não atuava há mais de 15 anos.
Lembrando aos leitores, que em 2022, tive a honra de conversar com Silvio Santos, durante uma entrevista quando iria votar. Na época, a série "O Rei da TV" havia acabado de ser lançada na plataforma do Star +, na ocasião Silvio fez críticas a série. "Não é boa nem ruim. É meio piada. Podiam fazer melhor. A série foi muito mal feita, poderia ser bem feita", disse Silvio.
Quando questionado sobre o filme com Rodrigo Faro, Silvio rasgou elogios ao apresentador. " Rodrigo Faro é um bom profissional, um ótimo animador e ele fez um comercial que eu não me lembro de qual produto, mas o comercial que ele fez, foi muito bem feito", disse o empresário.
Dito tudo isso, é uma pena, a emissora de Silvio não dar um apoio ao filme, nem durante a produção e nem no pós. Ao Faro, dou os parabéns pela atuação, apesar da maquiagem. O filme, te prende nas histórias e nos flashes de vida do animador e são bem narradas e ilustradas.
Silvio, merece todas as boas homenagens da sua vida e o mais importante, que as "brigas" sejam internas e não em público, isso lamentavelmente deixa um ar desunião entre o SBT e a família e as produtoras dos filmes.