O cineasta Morgan Spurloc conhecido pelo documentário “Super Size Me: A Dieta do Palhaço” (2004), morreu na quinta-feira (23). Segundo a família, a causa da morte foram complicações decorrentes de um câncer.
quem era ele
Spurlock ganhou notoriedade com o filme "Super Size Me — A Dieta do Palhaço", indicado ao Oscar de Melhor Documentário, no qual ele passou um mês consumindo apenas produtos da rede de fast food McDonald's.
"Foi um dia triste, quando nos despedimos do meu irmão Morgan. Morgan deu muito através de sua arte, ideias e generosidade. Hoje o mundo perdeu um verdadeiro gênio criativo e um homem especial. Estou muito orgulhoso de ter trabalhado junto com ele", declarou Chris Spurlock, irmão e parceiro do diretor em alguns de seus projetos, segundo a revista americana Variety.
sobre o documentário
Lançado em 2004, "Super Size Me" arrecadou US$ 22 milhões nas bilheterias, um sucesso notável para um documentário com um orçamento de apenas US$ 65 mil.
O cineasta Morgan Spurlock submeteu-se a uma dieta exclusiva de fast-food, aceitando a opção "Super Size" sempre que oferecida, ganhando 11 quilos ao final do experimento e relatando sintomas como depressão e problemas hepáticos.
O filme rendeu a Spurlock prêmios como Melhor Diretor no Festival de Sundance e uma indicação ao Oscar, além de levar a McDonald's a descontinuar a opção "Super Size".
Apesar do impacto, o documentário recebeu críticas por falta de transparência em relação aos detalhes da dieta de Spurlock. Uma sequência foi lançada em 2017, focando na indústria do frango.