O ex-deputado federal Jean Wyllys, que está em Portugal para ministrar duas palestras, foi duramente criticado por manifestantes presentes no local nesta terça-feira, 26. Durante sua fala, quase levou uma ovada no rosto.
À convite do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e da Fundação José Saramago, Jean, considerado o primeiro deputado assumidamente LGBT da Câmara, esteve em Coimbra para ministrar uma palestra sobre fake news e os impactos dos discursos de ódio.
Sempre envolvido em polêmicas, o ex-deputado deixou o Brasil recentemente por estar se sentindo ameaçado. Mesmo assim, foi rejeitado em Portugal por pessoas que assistiam a sua palestra e pelo público presente do lado de fora, que protestavam contra a sua presença.
Um vídeo no Twitter mostra o exato momento em que Jean quase leva uma ovada no rosto enquanto falava. Já em outro vídeo, compartilhado via whatsapp, é possível ouvir os manifestantes gritando: “Não passarão fascistas!” e “Fora Wyllys”.
Um cartaz que circulava no momento, mostrava o rosto do ex-deputado com o escrito “Fora de Portugal. Jean Wyllys não é bem-vindo”.