O Grupo Globo anunciou uma mudança na alta cúpula. Roberto Irineu Marinho, que ocupava a presidência do Conselho de Administração da empresa desde agosto de 2003, quando Roberto Marinho (1904-2003) morreu, deixou o cargo para o irmão do meio, João Roberto Marinho.
Com a mudança, aprovada por unanimidade pelo Conselho, Roberto Irineu passa a ocupar a vice-presidência do órgão, do qual faz parte ainda José Roberto Marinho (também como vice-presidente), o herdeiro caçula do clã. Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega, que permanece na presidência do Grupo Globo, também compõem a alta cúpula da empresa.
João Roberto Marinho, que é seis anos mais novo do que Roberto Irineu Marinho e dois anos mais velho do que José Roberto, já comandava outros setores da alta cúpula. Com a promoção, ele vai acumular funções no comando do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões de direcionamento da empresa, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo.
Roberto Irineu Marinho foi o mandachuva da Globo nos últimos 18 anos. No comando da empresa, ele aumentou investimentos na tecnologia digital. Em 2006, por exemplo, lançou o portal de notícias G1. No ano seguinte, a emissora iniciou a transmissão de conteúdos em alta definição, por meio da implantação da televisão digital.
Com informações: UOL